Marcenaria

5 dicas práticas para organizar sua marcenaria

Início do texto

A organização de uma marcenaria diz muito sobre a qualidade do trabalho e das possibilidades que ela tem de crescer de forma profissional. A forma como você gerencia o seu espaço de trabalho influencia ainda diretamente na sua produtividade (ou da equipe) e na percepção que os clientes podem fazer dos seus serviços. Portanto, organizar sua estrutura de produção pode render mais lucro, produtividade e menor número de problemas.

Além disso, uma marcenaria limpa e organizada, por menor que ela seja, reúne mais condições de entregar projetos dentro do prazo e sem erros. E não é necessário realizar grandes investimentos, mas executar pequenos hábitos no dia a dia são essenciais.

 

1) Layout de máquinas estacionárias e fluxo de pessoas

Sabemos que cada marcenaria tem um tamanho específico e sua própria especialidade, e isso pode determinar a quantidade, diversidade e o posicionamento dos equipamentos. Mas uma regra básica, é que os equipamentos estejam dispostos seguindo uma sequência lógica de produção.

Em geral, recomenda-se, a sequência de corte, furação e colagem de bordos. Se você realiza pinturas em laca ou acabamentos especiais, reserve ainda um espaço específico para isto, em área isolada ou cabine de pintura. Pensar a disposição prévia dos equipamentos evita que os materiais e o móvel a ser produzido fiquem “dando voltas” dentro da marcenaria.

 

Você pode determinar uma área única na fábrica, com ferramentas específicos, ou organizar bancadas para cada grupo de trabalho

 

2) Espaço limpo

Assim como em restaurantes e estabelecimentos que frequentamos, ou mesmo em nossa casa, desejamos um ambiente limpo. Além da segurança e higiene dos colaboradores, isso colabora para manter equipamentos e matérias-primas sempre em bom estado.

Ao final de cada dia de trabalho, guarde todos os produtos e providencie a limpeza dos equipamentos. E mesmo que suas máquinas não disponham de coletores de pó, por exemplo, o hábito de varrer o local e lubrificar equipamentos, conforme os manuais do fabricante, são boas iniciativas.

 

A adoção do sistema de manufatura enxuta pela fabricante de estofados permitiu ampliar a produção diária e reduzir o tempo de produção

 

3) Organize as ferramentas da marcenaria

A organização das ferramentas de trabalho é especialmente indicada para ganhar produtividade. Você pode determinar uma área única na fábrica, com itens específicos, ou organizar bancadas para cada grupo de trabalho ou acabamento necessário. Para isso, sua própria marcenaria pode produzir prateleiras, armários ou carinhos-gaveteiros para armazenar os equipamentos e ferramentas. Quanto mais próximos da área de produção ou montagem, melhor a eficiência do trabalho. Veja mais detalhes nesta reportagem sobre manufatura enxuta.

 

Dica! Organizar a maleta

Uma maleta com equipamentos básicos também pode ser organizada para cada equipe de montagem. Ela pode conter lápis de marcação, trena, dispositivos de montagem, tapa-furos e parafusos, por exemplo. Dobradiças e corrediças extras são opcionais, mas as ferramentas elétricas para a montagem dos móveis devem ganhar espaço na maleta. O mesmo vale para a cópia do projeto e execução de montagem.

Dessa forma, você evita problemas e que pequenas tarefas sejam interrompidas, ou mesmo atrasem, por falta do equipamento ideal. Esse pequeno detalhe também é importante para satisfazer os clientes durante a montagem.

 

Por menor que seja a sua marcenaria, prever uma área de estoque ou recebimento de produtos para os pedidos em produção ajuda na organização

 

4) Estoque e gestão de produtos

Por menor que seja a sua marcenaria, organizar uma área de estoque ou recebimento de produtos para os pedidos em produção ajuda na organização. Além disso, isso evita que os produtos sejam danificados, em especial, os painéis de MDF.

Nessa gestão, evite o acúmulo de materiais e ferramentas que não apresentem uso ou giro de estoque em 30 dias. Além de representar um ativo financeiro (R$) parado em sua fábrica, esse material pode ocupar um espaço precioso. Eventuais sobras, se não for possível o reaproveitamento, devem ser descartadas corretamente.

 

Pré-montagem: É possível organizar esse espaço receber eventuais clientes, funcionando como uma espécie de “cartão de visitas” da sua marcenaria

 

5) Como organizar a pré-montagem

Esse setor ou área deve estar próximo a área de saída ou de expedição, caso sua marcenaria esteja instalada em um galpão. Esse espaço também pode ser utilizado para receber eventuais clientes, funcionando como uma espécie de “cartão de visitas” da sua produção. Afinal, aqui estarão móveis finalizados ou próximos da entrega final.

Neste ambiente, devem ficar apenas as peças e móveis que exigem pré-montagem, como gabinetes ou módulos de armários, por exemplo. A pré-montagem otimiza sua entrega e é uma etapa importante para a conferência do pedido do cliente, evitando erros de entrega. As peças que serão montadas posteriormente devem estar corretamente embaladas ou protegidas. Vale lembrar, as chapas de madeira estão sujeitas a riscos e é importante ter cuidado no seu acondicionamento e transporte.

Um detalhe importante, mas que passa desapercebido por muita gente é a iluminação. Uma marcenaria mal iluminada pode comprometer a qualidade do trabalho, especialmente no setor de acabamento. A iluminação pode ser natural ou artificial, ou mesmo combinada.

Programa 5S. Outra dica para conquistar organização na sua marcenaria ou indústria é o método americano, que foi aperfeiçoado pelos japoneses, chamado de 5S. A sigla 5S veio das palavras japonesas Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. No Brasil, estes termos foram transformados em cinco sensos. Veja como aplicar o modelo e o case de uma marcenaria em São Paulo.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Layout na marcenaria: 7 erros que você deve evitar

    Marcenaria

    Layout na marcenaria: 7 erros que você deve evitar

    View more
  • Como fazer o controle de estoque da marcenaria

    Marcenaria

    Como fazer o controle de estoque da marcenaria

    View more
  • Dicas de Marcenaria: 8 sugestões de organização

    Marcenaria

    Dicas de Marcenaria: 8 sugestões de organização

    View more
  • Manufatura enxuta eleva produtividade das empresas

    Marcenaria - Indústria

    Manufatura enxuta eleva produtividade das empresas

    View more