Arquitetura, Comportamento

Hospitalidade e bem-estar são tendências nos hotéis

Início do texto

Para se destacar no mercado, algumas redes de hotéis têm apostado em criar novas áreas de hospitalidade e bem-estar. O trabalho concentra, além da oferta de serviços, a adequação da paleta de cores dos quartos e ambientes. Isso inclui os móveis e demais revestimentos. A abordagem discreta da tecnologia e outros recursos de acolhimento, como o sistema de iluminação, também passam a ser considerados.

Segundo a J. Walter Thompson (JWT), pequenos detalhes estão sendo estudados e incorporados pelos empreendimentos. A maioria deles pode passar desapercebido pelas pessoas, mas o objetivo é criar novas experiências. Tudo para que a “vitalidade” dos hóspedes seja resgata. A JWT mantém um departamento ativo que se concentra na identificação de mudanças no zeitgeist global.

O esforço para se destacar nesse mercado de viagens que, via de regra, concentra executivos e casais em lua de mel ou férias, tem dois objetivos diretos. O primeiro é criar fidelidade e o segundo é ajudar os hóspedes a permanecerem ativos, comer bem, sentir-se descansados e mais produtivos. Vale ressaltar, o design tem parcela importante nesse mercado de hospitalidade.

 

A ideia de hospitalidade passa por conceitos de sustentabilidade, luxo, artesanato, mobiliário e a funcionalidade no design

 

Nova perspectiva de hospitalidade

A rede suíça de hotéis e resorts Swissôtel, por exemplo, acredita nessa conexão entre saúde, design e bem-estar. Para isso, projetou o quarto da vitalidade. O trabalho, inclusive, contou com a colaboração da revista de design Wallpaper. A ideia passa por conceitos de sustentabilidade, luxo, artesanato, mobiliário e a funcionalidade no design. “Sentir-se vital é um pré-requisito para desfrutar da qualidade de vida e um dos principais pilares da nossa experiência”, diz Lilian Roten, vice-presidente do Swissôtel.

 

Swissotel-hotel-guararapes-hospitalidade-habitus-brasil Swissotel-hotel-hospitalidade-habitus-brasil hospitalidade-Swissotel-guararapes-mdf-habitus-brasil Swissotel-hotel-hospitalidade-bem-estar-guararapes-habitus-brasil
<
>
Quarto da vitalidade na rede de hotéis e resorts Swissôtel

 

Neste projeto, além de uma nova paleta de cores e texturas, os móveis e o layout priorizam o minimalismo. A iluminação é programável e circadiana, que oferece opções de cores suaves, influenciando na liberação de melatonina no cérebro. Isso ajuda os viajantes ainda a superar a desaceleração ou a falta de luz solar. Já a “parede de bem-estar” traz um espaço dedicado para exercícios e relaxamento no próprio quarto, incluindo um serviço de cyber-treinador.

Em reportagens do Habitus Brasil também abordamos outras estratégias adotadas pela rede hoteleira em busca de um design atemporal.

Conceito também está no Brasil

No Brasil, o grupo Marriott Hotels inaugurou um empreendimento dentro da filosofia de valorização do design. A unidade do AC Hotel by Marriott Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, traz um desenho clean e moderno, de valorização dos espaços e ambientes. A Nossacasa Mobília Contemporânea, de Curitiba (PR), foi responsável pelo projeto de marcenaria. Os padrões Savana e Jauzi da Guararapes, fabricante de painéis de MDF, foram a escolha para o lobby, bistrô bar e lounge do hotel. Veja mais detalhes nesse post.

Ainda segundo a JWT, não é sempre que a oferta de hospitalidade e bem-estar precisa estar associada a serviços “radicais”. Por vezes, a reformulação de ofertas existentes ou pequenas mudanças de mensagens acabam “marcando” positivamente os viajantes.

Nesse sentido, a escolha do mobiliário e dos painéis de madeira para os ambientes podem interferir positivamente no décor. “As cores e texturas dos painéis desempenham um papel fundamental para minimizar distrações visuais e para que as pessoas se sintam envolvidas no interior”, conta Anelise Kelly Stigar, que atua no marketing da Guararapes. “A madeira também torna os ambientes mais quentes e aconchegantes”, acrescenta.

 

Painéis de MDF nos padrões Savana e Jauzi da Guararapes foram a escolha da marcenaria para o lobby, bistrô bar e lounge do AC Hotel by Marriott Barra da Tijuca Painéis de MDF nos padrões Savana e Jauzi da Guararapes foram a escolha do AC Hotel by Marriott Barra da Tijuca

 

Proposta de painéis de MDF

Entre os padrões que a reforçam o conceito de hospitalidade e bem-estar, e combinam com essa nova paleta dos hotéis, Anelise sugere algumas opções para arquitetos e designers. Os painéis de MDF, alguns com texturas exclusivas, podem ser utilizados em móveis ou nos interiores e áreas de convívio.

Elmo Dubai: Remetendo ao deserto de areia, é um madeirado de tonalidade clara e sofisticada.

Milano: Marcado pelos tons claros e sutis, seu desenho reproduz tramas de tecidos.

Nero: Traz a proposta dos veios da Nogueira em contraste com a cor preta.

Savana: A beleza da nogueira italiana e semelhança à lâmina de madeira natural em termos de cor e textura são os grandes atrativos do padrão

Alabama: Com veios levemente movimentados e tonalidade quente, esse padrão madeirado confere naturalidade aos móveis e ambientes.

Grafite: Elegante, esse padrão garante sobriedade aos ambientes e pode ser combinado com diferentes cores para criar decorações minimalistas ou até mais rebuscadas.

 

Padrões de MDF da Guararapes reforçam hospitalidade: Elmo Dubai, Milano, Nero Dual Black, Savana, Alabama e Grafite

 

Desconectar para assumir o controle

“Você vai se levantar, ou você vai se levantar?”. Esta é a pergunta feita pela nova campanha global (Let’s Rise) da rede Westin Hotels & Resorts, também integrante do grupo Marriott International. O objetivo é estimular os viajantes a abraçar o bem-estar como uma maneira de recuperar o controle de suas rotinas. Mesmo quando estiverem em viagem.

O novo foco considera uma pesquisa com cerca de 8.000 entrevistados, com idades entre 25 e 64 anos, de sete países. São eles: Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, Emirados Árabes Unidos e China. Esta pesquisa indica uma mudança na forma como os viajantes de hoje priorizam o seu bem-estar. Neste link, em inglês, é possível acessar mais alguns dados da pesquisa sobre hospitalidade.

 

“Você vai se levantar, ou você vai se levantar?”. Esta é a pergunta feita pela nova campanha global de hospitalidade (Let’s Rise) da rede Westin Hotels & Resorts

 

De acordo com a rede, com menos tempo e mais distrações, muitos estão reinventando viagens de negócios e de lazer, para colocar o bem-estar em primeiro lugar. Entre os serviços “extras”, por exemplo, a Westin pretende expandir um programa de “corrida de concierge”, que ajuda corredores a planejar rotas cênicas nas cidades onde estão hospedados. Este programa, em parceria com a New Balance, prevê ainda o empréstimo de roupas e tênis durante a estadia. O serviço custa 5 dólares, sendo possível viajar com menos bagagem e manter a rotina de exercícios.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Linha Comfort, da Guararapes, promove harmonia de padrões

    Arquitetura - Marcenaria

    Linha Comfort, da Guararapes, promove harmonia de padrões

    View more
  • 4 novos padrões de MDF para explorar em seus projetos

    Marcenaria - Indústria

    4 novos padrões de MDF para explorar em seus projetos

    View more
  • Cores invadem o mercado do mobiliário

    Marcenaria - Indústria

    Cores invadem o mercado do mobiliário

    View more
  • Limpeza dos painéis de MDF exige atenção

    Marcenaria - Indústria

    Limpeza dos painéis de MDF exige atenção

    View more