Design

Os móveis laqueados dos Irmãos Campana

Início do texto

Móveis laqueados, uma grande rede varejista de móveis e o design dos Irmãos Campana. Essa combinação marca a coleção de Humberto e Fernando Campana para a rede Tok&Stok. A proposta, explicam os parceiros, também revela a transformação de materiais simples em peças nobres que reafirmam a brasilidade.

As peças têm lados diferentes, são assimétricas e ao mesmo tempo lineares. “É assim que eu e o Fernando vemos o Brasil e as nossas cidades, que cresceram sem planejamento”, destacou Humberto Campana no lançamento da coleção. Em comunicado, a Tok&Stok ressalta que os Irmãos Campana sentiam o desejo de ter uma linha de móveis de madeira feita sob medida para o mercado brasileiro.

 

Os móveis da linha Assimétrica, dos Irmãos Campana para a Tok&Stok, têm lados diferentes, são assimétricas e ao mesmo tempo lineares

 

Com sua vertente, que caminha entre arte e design, os irmãos são aclamados pelos gigantes do design mundial, mas nunca tiveram suas peças comercializadas em larga escala no Brasil. Agora, com a coleção que leva o nome Assimétrica, eles esperam chegar às casas dos brasileiros com um móvel “artesanal” combinado à produção industrial.

A coleção, composta por mesa, cadeira, três tipos de banco, estante, aparador e escrivaninha, traz móveis em MDF laqueados em diversas cores. A facilidade de montagem é outra característica das peças. Veja mais detalhes no hot site criado para divulgar a coleção.

 

Tok&Stok destaca que os Irmãos Campana sentiam o desejo de ter uma linha de móveis de madeira feita sob medida para o mercado brasileiro

 

Móveis laqueados e personalidade

A paleta de cores da coleção assinada pelos Irmãos Campana é outro diferencial. De acordo com a Tok&Stok, as tonalidades são inspiradas na Mata Atlântica. Assim, a coleção Assimétrica aposta no verde, preto, cobre e branco. Os móveis trazem ainda a possibilidade de composição em duas cores.

O start para o projeto dos Irmãos Campana foi uma mesa e um banco feitos para o projeto Reffetorio Gastromotiva, no Rio de Janeiro. A ONG promove transformações sociais através da gastronomia. Nessa ação, eles utilizaram as madeiras que seriam descartadas durante a obra. “Vislumbrei uma coleção”, diz Humberto. “Pensamos nos móveis que os pedreiros fabricam de uma forma empírica, visando a maior utilidade”, completa Fernando.

 

Móveis laqueados, uma grande rede varejista de móveis e o design dos Irmãos Campana. Essa combinação marca a coleção de Humberto e Fernando Campana para a rede Tok&Stok

 

Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o Estudio Campana se tornou famoso pelo design de mobiliário, por criações de peças intrigantes e, também, por ter crescido nas áreas de design de interiores, arquitetura, paisagismo, cenografia e moda.

 

Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o Estudio Campana se tornou famoso pelo design de mobiliário

 

Irmãos Campana em Curitiba

Recentemente, em Curitiba (PR), o Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou uma mostra dedicada aos Irmãos Campana. Numa produção do próprio MON, o espaço de 1,5 mil metros quadrados reúne aproximadamente 130 obras. Com cenografia exclusiva e ambientação dos próprios designers, a curadoria é de Consuelo Cornelsen.

“O foco é mostrar como os irmãos trabalham, destacando a diversidade de materiais utilizados em suas obras. Esta pesquisa de materiais foi disposta de forma cronológica na mostra”, explica Consuelo.

 

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), inaugurou uma mostra dedicada aos Irmãos Campana

 

A mostra contará com obras icônicas, como as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela italiana Edra. Também estão em exibição peças do início da carreira, como as cadeiras da coleção Desconfortáveis (1989), e trabalhos mais recentes, como a linha de móveis Assimétrica (2017), produzida pela Tok&Stok.

Haverá também uma grande variedade de peças licenciadas por empresas internacionais e nacionais, tais como A Lot of Brasil, Alessi, Grendene, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton, Skitsch, entre outras, que exemplificam um saudável diálogo entre arte e mercado. A mostra fica aberta até 20 de agosto e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Às quartas a entrada é franca. Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita todos os dias.

 

A exposição dos Irmãos Campana, no MON, contará com obras icônicas, como as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário para “Os móveis laqueados dos Irmãos Campana

Matérias Relacionadas

  • Milão 2016: Vidro pede passagem

    Tendências - Indústria

    Milão 2016: Vidro pede passagem

    View more
  • Design uruguaio para brasileiro ver e comprar

    Design - Indústria

    Design uruguaio para brasileiro ver e comprar

    View more
  • Protagonistas do Salão do Móvel de Milão

    Design - Indústria

    Protagonistas do Salão do Móvel de Milão

    View more
  • O ‘Brasil’ do designer Edu Bortolai

    Design

    O ‘Brasil’ do designer Edu Bortolai

    View more