Arquitetura, Marcenaria

“Novos” banheiros exigem painéis com resistência

Início do texto

A maneira como interagimos com nossos lares tem mudado. Com isso, nosso olhar para os banheiros também. O ambiente assume um importante papel no dia a dia e na qualidade de vida dos moradores, tornando-se uma área de relaxamento. As áreas de banho, como também são chamadas, passam a ganhar a mesma atenção do restante da casa. É natural, portanto, que o espaço exija novos investimentos em design e mobiliário com materiais apropriados.

É o caso dos painéis MDP Plus, disponibilizados pela Berneck. Além da distribuição homogênea das partículas de madeira que compõem esses painéis, a linha Plus conta com resistência extra à umidade e ao ataque de cupins. Isso faz com que o material seja ainda mais resistente do que o MDP comum. Características que tornam esses painéis ideais para aplicação em móveis de banheiros e áreas úmidas.

Por ser um painel de madeira com resistência extra, ele é menos suscetível ao empenamento e a outros problemas decorrentes do vapor ou absorção de líquidos. Pontos que permitem a preservação das superfícies dos móveis. Mas essa não é a única característica que chama a atenção. A linha conta com nove padrões de melamina BP, que vão do branco até os madeirados, passando por cores de conexão.

Essa variedade vai ao encontro do crescente mix de materiais e da demanda por cores e texturas em banheiros. É o que afirma Daniela Risi, arquiteta e especificadora da fabricante de painéis. “Os novos projetos vão além do tradicional branco e dos padrões marmorizados que regeram o interior desses espaços por muito tempo”, diz.

 

MDP Plus, características tornam esses painéis ideais para aplicação em móveis de banheiros e áreas úmidas

 

Um giro pelas feiras europeias e as mostras de decoração no Brasil também comprova esse novo status das salas de banho e banheiros

 

Banheiros e spas privativos dentro de casa

“Os banheiros estão mudando. Prova disso é a quantidade de novas propostas em layouts e decorações para a área”, pontua Daniela Risi. De acordo com relatório do Pinterest, os pins de “banheiros de spa” salvos tiveram alta de 269% em um ano. A plataforma, inclusive, é fonte de pesquisa para arquitetos, designers e marceneiros.

Um giro pelas feiras europeias e as mostras de decoração no Brasil também comprova esse novo status das salas de banho. Profissionais abrem mão de revestimentos frios e apostam em materiais como a madeira, móveis e objetos decorativos.

E não importa a área dedicada ao projeto do banheiro, é possível seguir essa proposta de revitalização do banheiro. O objetivo, dizem os profissionais, é criar um espaço de relaxamento e que promova o bem-estar. Naturalmente, quanto maior for o ambiente, mais a criatividade pode ser colocada em prática. Com isso, também crescem os recursos oferecidos, como banheiras, ofurôs, duchas, pia com duas cubas e bancadas de maquiagem. Nesses casos, é necessário que os profissionais lidem com a questão da umidade no ambiente.

 

Por ser um painel de madeira com resistência extra, o MDP Plus é menos suscetível ao empenamento e a outros problemas decorrentes do vapor ou absorção de líquidos nos banheiros

 

“Por isso, os painéis da linha Plus ampliam as possibilidades da marcenaria e dos projetos voltados para áreas úmidas”, explica Daniela.

Nos projetos de maior valor agregado, as áreas de banho também se conectam ao exterior por meio de grandes janelas ou até varandas explorando skylines, montanhas ou jardins. Há ainda projetos mais ousados, em que as paredes são derrubadas e as banheiras assumem status de item decorativo em meio a quartos ou closets. Outros optam por tornarem as pias e bancadas mais acessíveis enquanto os toilettes se isolam do restante do espaço. A iluminação é outro ponto essencial para criar uma boa atmosfera.

 

Os banheiros e salas de banho estão mudando. Prova disso é a quantidade de novas propostas em layouts e decorações para a área

 

MDP Plus: Resistência à umidade

Segundo a Berneck, a aplicação dos painéis se estende ainda para cozinhas, lavanderias e sacadas cobertas. Na área comercial, atende consultórios médicos, restaurantes, clínicas veterinárias e academias. Os painéis também são indicados para regiões de alta umidade relativa do ar, como praias e regiões serranas. E apesar da sua resistência, a empresa recomenda a utilização de fitas de borda.

Os padrões BP disponíveis são: Super White Matt, Branco, Provence, Damasco, Metallic Suede, Amantea, Nogal Malaga, Baumkuchen e Castaine. Há ainda a versão natural do painel, de coloração esverdeada. Essa coloração, explica a Berneck, é a identificação do produto quanto a sua hidro resistência.

No vídeo, é possível observar resultados de testes laboratoriais feitos para comparar a absorção de umidade do painel. No site da empresa também são fornecidas outras informações técnicas.

Mistura de cores e texturas nos banheiros

De acordo com Daniela Risi, da Berneck, o banheiro pode seguir diferentes propostas, pensando na incorporação de móveis com painéis da linha MDP Plus. A diversidade de estilos também chegou aos banheiros e podem tranquilamente ser adaptadas em layouts para banhos, toilettes e spas”, opina. Para facilitar a escolha desses cenários, a profissional selecionou algumas das tendências que melhor se adaptam a esse novo conceito de salas de banho, sugerindo os padrões de MDP Plus que combinam com os ambientes.

Escandinavo: Elementos da natureza reproduzidos em padrões marmorizados e madeirados, além de vegetação natural, trazem tranquilidade e rusticidade ao ambiente. A composição entre tons claros e escuros confere sofisticação aos banheiros nesse estilo. Sugestões: Amantea, Branco, Metallic Suede, Nogal Malaga, Provence e Super White.

Urban: Tendências urbanas estão bastante em alta na decoração. Esse estilo, que também pode incorporar um ar industrial, combina revestimentos neutros e modernos. Pias de concreto, paredes em cimento queimado, elementos como ferro e aço cortem são boas propostas para destacar o mobiliário no ambiente. Sugestões: Baumkuchen, Castaine, Metallic Suede e Nogal Malaga.

Minimalista: Para ambientes compactos é de extrema importância pensar em layouts funcionais e esteticamente agradáveis. Os projetos para os banheiros nesse estilo podem seguir linhas retas e com poucos adereços, abusando, porém, de acabamentos superficiais e texturas. Sugestões: Damasco, Provence, Metallic Suede, Nogal Malaga, Baumkuchen e Castaine.

 

Com resistência extra à umidade e padrões madeirados, a linha de painéis MDP Plus da Berneck ganha destaque nos móveis de banheiros e áreas úmidas

  • 49
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Berneck lança Super White e padrões madeirados

    Marcenaria - Indústria

    Berneck lança Super White e padrões madeirados

    View more
  • Salas de banho se tornam sinônimo de bem-estar

    Arquitetura - Design

    Salas de banho se tornam sinônimo de bem-estar

    View more
  • Painéis revestidos da Berneck focam tendências do morar

    Marcenaria - Indústria

    Painéis revestidos da Berneck focam tendências do morar

    View more
  • Mix de sensações na Casa Cor Balneário Camboriú

    Arquitetura

    Mix de sensações na Casa Cor Balneário Camboriú

    View more