Arquitetura, Marcenaria

Como projetar o layout da cozinha

Início do texto

A cozinha pode ser de vários tipos: moderna ou tradicional, completa ou simples, funcional ou rústica, grande ou compacta. Mas uma coisa não pode faltar, segundo a Hettich: inteligência.

Especialista em ferragens, a empresa de origem alemã desenvolveu o conceito Intelligent Kitchens (Cozinhas Inteligentes), que planeja o ambiente em cinco áreas funcionais. A proposta, na verdade, visa auxiliar designers, arquitetos, marceneiros e projetistas na elaboração de cozinhas confortáveis, práticas e bem organizadas.

Mas o que é necessário para projetar esse layout?

Projetando o espaço como um dos principais pontos de encontro da casa para reunir amigos e familiares, ainda mais com a explosão do conceito de espaço gourmet, a Hettich acredita que uma cozinha inteligente ajuda o cliente a economizar tempo e trabalho enquanto prepara seus alimentos e realiza outras atividades.

Cada layout – em linhas paralelas, em forma de L ou ilha, por exemplo –, é diferente, porque é preciso acompanhar a disponibilidade do espaço e preferências do cliente, mas três aspectos são fundamentais na visão da empresa quando se está planejando e comprando uma nova cozinha:

  • Diminuir distâncias
  • Ergonomia
  • Organização inteligente no interior dos armários

 

Layout de cozinha

Veja como aplicar o conceito no layout de uma cozinha com os diagramas dispostos nas fotos.

 

Hettich-Intelligent-Kitchen-cozinha-06 Hettich-Intelligent-Kitchen-cozinha-05 Hettich-Intelligent-Kitchen-cozinha-04 Hettich-Intelligent-Kitchen-cozinha-03 Hettich-Intelligent-Kitchen-cozinha-02 Hettich-Intelligent-Kitchen-cozinha-01
<
>
Layout de cozinha (formato de galeria)

 

Intelligent Kitchens

Este conceito aceita diferentes composições de módulos e amplia o leque dos profissionais, sendo recomendado dividir a cozinha em cinco áreas funcionais: 1) Pratos e Talheres; 2) Limpeza; 3) Panelas; 4) Preparo de Alimentos; 5) Armazenamento de Alimentos.

Cada uma dessas áreas deve ser bem dividida e disposta numa sequência lógica. Assim, em cada área deve ser armazenado somente o que é destinado a ela, a fim de facilitar a procura e alcance dos objetos nas gavetas e armários.

 

Conceito Intelligent Kitchens, da Hettich, explora layouts inteligentes para a cozinha

 

Por meio de regras ergonômicas, a Hettich também sugere modulações da cozinha de forma a otimizar o espaço de circulação e melhorar a postura do usuário. No site www.intelligent-kitchens.com é possível conhecer mais detalhes do conceito, que demonstra como a organização pode fazer muito pelo usuário.

No Brasil, a Hettich tem seus produtos distribuídos pelo Grupo Bigfer, com uma extensa linha de acessórios e organizadores para cozinha, além de dobradiças, sistemas de gavetas e portas, entre outros produtos.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luis Henrique Pedroso

    28-04-2017 às 13:49

    Sou fabricante de moveis planejados e sei que projetar um novo espaço todos os dias é sempre um desafio.
    Gostaria de receber dicas de modelagem e de ferragens.

Matérias Relacionadas

  • Hettich: Trend report das feiras EuroCucina e FTK

    Tendências

    Hettich: Trend report das feiras EuroCucina e FTK

    View more
  • A cozinha do futuro, na visão do Grupo Cosentino

    Tendências

    A cozinha do futuro, na visão do Grupo Cosentino

    View more
  • Ferragens: pequenos imóveis, grandes soluções

    Arquitetura - Marcenaria

    Ferragens: pequenos imóveis, grandes soluções

    View more
  • Häfele: Maximizar o mínimo espaço

    Marcenaria - Indústria

    Häfele: Maximizar o mínimo espaço

    View more