Arquitetura, Design

Cor do ano: Ultra Violet no design de interiores

Início do texto

Se você acompanha o universo do design e da arquitetura, já deve ter sido apresentado ao Ultra Violet. Um roxo profundo, de base azulada e pegada cósmica, considerado a cor do ano 2018 pelo Pantone Color InstituteEm 2017, o Greenery – um verde amarelado inspirado nas folhagens – remetia à necessidade de nos reconectar à natureza. Neste ano, a nova tonalidade chega, literalmente, num tom provocativo e livre de gêneros.

O Pantone 18-3838 também nos lembra da imensidão do universo e do quanto ainda temos a evoluir. Imensidão refletida ainda nas diversas possibilidades de uso no design e projetos de interiores.

Desde o anúncio, no final do ano passado, muito se falou sobre suas características e inspirações. Você pode relembrar detalhes nesses posts: “escolha do ano” e “estratégia de marketing”. Mas, afinal, além de sua mensagem contracultural e visionária, como podemos trabalhar essa cor na decoração?

A verdade é que em se tratando de roxo, é natural observarmos uma relação de amor e ódio. Sejamos sinceros, não é tão simples decorar ou projetar um móvel de cor roxo púrpura. Mas a intenção da Pantone é, justamente, a de tirar o design (e os designers) de sua zona de conforto.

“Essa escolha tornou-se muito mais do que uma tendência no mundo do design e da moda. Agora é realmente o resultado de uma reflexão e da identificação daquilo que está em falta no mundo”, declarou Leatrice Eiseman.

 

Dentro do setor moveleiro você encontra diferentes opções de painéis de madeira, fitas de borda e acabamentos para composições com a cor do ano

 

Sugestões da Pantone para a cor do ano

Por mais que gere controvérsias, Ultra Violet se mostra extremamente flexível e inspiradora. Principalmente, se houver um toque de criatividade. Seja revestindo pisos e paredes, em ambientes monocromáticos ou em pequenos detalhes. O fato é que essa tonalidade pode despertar o ânimo de qualquer espaço, sem abrir mão do requinte e sofisticação. Tudo depende de como será harmonizada a paleta de cores e a decoração do ambiente.

Com o objetivo de auxiliar os profissionais a experimentar a cor em seus projetos, a própria Pantone criou oito paletas com cores bem diversas e em harmonia com Ultra Violet. Todas as características de tons estão inclusas nessas combinações: brilhantes, pastéis, mais profundos, médios e metálicos. Cada paleta transmite moods e resultados diferentes. O objetivo é que elas sejam utilizadas na moda e nos acessórios, no universo da beleza e design gráfico, além de interiores.

 

Para auxiliar os profissionais a experimentar a cor do ano em seus projetos, a Pantone criou 8 paletas de cores em harmonia com Ultra Violet

 

Para demonstrar as possibilidades, para cada uma das oito paletas, a marca desenvolveu ainda uma barra com três harmonias de cores. Elas fornecem diferentes exemplos de misturas e proporções de uso, sempre combinadas ao Ultra Violet. É possível ter acesso a todas as paletas – Puple Haze, Drama Queem, Kindred Spirits, Intrigue, Quietude, Attitude, Desert Sunset e Floral Fantasies – no próprio site.

Em comunicado, o Instituto Pantone encoraja designers e clientes a explorarem as paletas por conta própria. “Crie suas próprias combinações. Desenvolva suas próprias misturas de cores. Imagine e invente. Experimente e expresse. E o mais importante, divirta-se”.

 

A cor do ano 2018 Ultra Violet se mostra extremamente flexível e inspiradora para uso na decoração

 

A cor do ano na decoração

Para os profissionais que buscam referências de interiores, o Pinterest surge como uma ótima plataforma de busca. Experimente! Mas se você ainda está incerto sobre a utilização da cor de 2018, a melhor estratégia é dar um passo de cada vez, como em pontos focais. Seja explorando-a em um vaso, uma luminária ou em uma almofada. Apesar de sua vibração, o Ultra Violet não precisa, necessariamente, ser o centro das atenções do ambiente.

Ultra Violet em foco

Adicionando tons bem temperados e brilhantes, por exemplo, o Ultra Violet atrai toda a atenção para si. Como na cor de um sofá decorado, numa peça de arte ou no detalhe de uma parede colorida. Com um tom que pode te levar a tantas direções opostas, ele se afirma nas mais variadas situações. Seja pela elegância e tradição, seja pela ousadia expressa.

 

O tom roxo também pode ser incorporado a cores sombreadas e tecidos nobres. Couro e veludo são ótimas opções. Madeiras escuras também

 

Combine cores e materiais

O tom roxo também pode ser incorporado a cores sombreadas e tecidos nobres. Couro e veludo são ótimas opções. Madeiras escuras também dão um ar maduro e ao mesmo tempo romântico aos ambientes quando harmonizadas ao Ultra Violet.

Vale lembrar, todas as cores Pantone são customizadas, baseadas em códigos numéricos. Segundo a marca, isso permite padronizar e regularizar suas aplicações. Mas, dentro do setor moveleiro, você encontra diferentes opções de painéis de madeira, fitas de borda e acabamentos para buscar novas composições.

E não tenha medo de brincar com estampas, cores vibrantes e texturas. Lembre-se que “experimentação” é uma das palavras-chave se tratando da cor do ano 2018.

 

Para os menos ousados, uma dica é suavizar o Ultra Violet com tons da mesma família de cores

 

Ousadia controlada

Para os menos ousados, porém, uma dica é suavizar o Ultra Violet com tons da mesma família de cores. Como outros roxos, rosas e azuis. Soft colors, como lilás, blush, malva e azul claro, podem minimizar o aspecto provocativo da cor do ano. Sendo ideais para aqueles que buscam por uma decoração mais neutra.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Estratégias de marketing influenciadas pela cor do ano

    Indústria

    Estratégias de marketing influenciadas pela cor do ano

    View more
  • Ultra Violet: cor do ano 2018 para a Pantone

    Tendências

    Ultra Violet: cor do ano 2018 para a Pantone

    View more
  • Paleta de cores para transmitir energia e sofisticação

    Arquitetura - Marcenaria

    Paleta de cores para transmitir energia e sofisticação

    View more
  • Pantone revela a cor do ano para 2017: Greenery

    Tendências

    Pantone revela a cor do ano para 2017: Greenery

    View more