Tendências

Cores em alta para móveis: inspire-se!

Início do texto

Estamos no último trimestre de 2016 e isso significa que já é tempo de discutir quais serão as tendências e cores em alta no próximo ano. Estúdios, agências especializadas, coolhunters e designers já estão pensando em 2017 e na paleta de cores que devem compor os projetos de interiores e mobiliário. Afinal, elas fazem parte de todos os aspectos da nossa vida e ajudam na construção de ambientes estimulantes.

Até pouco tempo atrás, estávamos acostumados a ver apenas algumas tonalidades de cor. Mas o desenvolvimento da tecnologia de pintura, de novos revestimentos e da própria sociedade, com assimilação cada vez mais rápida de tendências globais e de comportamento, nos revela um leque crescente de cores. Tudo isso para atender às novas demandas dos consumidores.

Nossos olhos também aprenderam a apreciar nuances sutis nas cores, em diferentes intensidades. E na medida em que nosso conhecimento de cor cresce, o mesmo acontece com a nossa confiança de usar e experimentar elas em novos projetos. Aqui, é importante ressaltar que a indústria da moda e da fabricação de móveis podem trocar – cada vez mais – informações. As referências das passarelas, ruas, interiores e produtos convergem em muitas abordagens de estilo e cores.

 

Utilizar uma paleta de cor de forma assertiva em um projeto de interiores ou mobiliário significa um ponto importante de diferenciação, principalmente no lançamento de uma marca ou coleção

 

Cores em alta para os móveis

Utilizar essas paletas de cor de forma assertiva em um projeto de interiores ou mobiliário significa um ponto importante de diferenciação, principalmente no lançamento de uma marca ou coleção. É com esse intuito que o Habitus Brasil apresenta alguns moodboards com referências para industriais, arquitetos e designers.

O relatório de tendências da WGSN, por exemplo, sugere alguns destaques para os setores de moda, calçados, acessórios e mobiliário, e se mantém atual para a próxima temporada. A Pantone também já vem pontuando essa discussão para as próximas coleções e há muitas outras composições possíveis e que merecem um olhar de fabricantes e profissionais.

 

Crimson

Uma paleta luminosa com nuances de tons castanhos, que permite a combinação de cores incomuns, como o vermelho com gelo azul ou cor de vinho. Segundo a consultoria WGSN, esse tom altamente pigmentado funciona bem em texturas tridimensionais, criando sombras que aumentam o efeito da cor dramática. O vermelho aparece mais nas peças incomuns ou no vintage, contrariando as indicações de que deve figurar apenas em acessórios.

 

Moodboard mostra as diversas aplicações da cor Crimson, identificada pela WGSN e é uma das cores em alta para móveis

 

Azul Cerulean

A WGSN também aposta no Azul Cerulean, que tem menor pigmentação de magenta do que o Azul Serenity, da Pantone. Transmitindo frescor, surge como novidade para os segmentos de moda, calçados, estofados e paredes. Combina bem com couro, marrom e rosa pink, dando origem a uma paleta aerada. A combinação com tons como o amarelo e o coral podem adicionar ao Cerulean um toque mais comercial ou jovem.

 

Cor Azul Cerulean, indicada pela WGSN como umas que estarão em voga em 2017

 

Rose Pink

Queridinho de 2016, o brilhante e borbulhante tom de rosa assume um ar mais sério para o próximo ano, agradando a uma base de clientes mais ampla. Os itens e peças com essa cor transmitem ainda uma impressão retro, além do tom feminino.

A Schattdecor, especialista em superfícies e impressão de papéis decorativos, já havia chamado a atenção para essa tonalidade em seu Design Blog. As possibilidades de combinações são diversas, incluindo cores contrastantes como o latão amarelo ou cobre, além de outros padrões neutros.

 

Moodboard com aplicações do Rosa Pink, um tom mais sério de rosa deve agradar comercialmente, segundo a WGSN

 

Caramelo Butterscotch

Na sequência do sucesso de tons nudes nos acessórios e mercado de calçados, a WGSN indica uma cor mais rica que chega para equilibrar a linha entre tons marrons e beges profundos. O padrão combina bem com uma decoração minimalista – incorporando acessórios elegantes.

 

Moodboard mostra as diversas aplicações da cor Caramelo Butterscotch, eleita pela WGSN como uma das queridinhas para 2017 e que também pode estar em móveis e acessórios

 

Aguarde! Logo traremos outros moodboards. Mais do que apontar as cores em alta no mercado, desejamos provocar uma valorização para o detalhe de seleção de cor e como ela pode ter um grande impacto sobre a percepção dos produtos e serviços apreciado por seu público.

Cada projeto deve ser inspirador e pessoal, feito sob medida para criar uma casa que se adapte ao estilo e personalidade do morador

  •  
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Cores invadem o mercado do mobiliário

    Marcenaria - Indústria

    Cores invadem o mercado do mobiliário

    View more
  • Uma nova paleta de cores para 2017

    Comportamento - Tendências

    Uma nova paleta de cores para 2017

    View more
  • Atmosfera é tema chave da IMM Cologne, na Alemanha

    Indústria

    Atmosfera é tema chave da IMM Cologne, na Alemanha

    View more
  • Móveis da área externa, agora, são In & Out

    Tendências - Indústria

    Móveis da área externa, agora, são In & Out

    View more