Arquitetura, Indústria

Duratex busca scale-ups para aceleração de negócios

Início do texto

A Duratex lançou o programa Garagem, que tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de scale-ups no segmento de arquitetura, decoração e materiais de construção. Os empreendedores interessados devem ter soluções capazes de resolver três problemas específicos: soluções para construção e reforma, eficiência operacional ou criação de plataformas digitais. De acordo com o regulamento, cada um dos temas apresenta desafios específicos de inovação.

A iniciativa, contudo, é direcionada para scale-ups (empresas em fase de expansão e com modelos de negócios escaláveis). Isso significa que elas precisam já contar com produtos comercializados e faturamento. Toda a ação ocorre em parceria com a Endeavor, organização de fomento ao empreendedorismo.

“Nossa expectativa é acelerar, mapear e até mesmo gerar negócios com empresas de alto potencial e com diferenciais competitivos claros”, afirma o Head de Inovação da companhia, Bruno Antonaccio. Produtora de painéis de madeira industrializada, louças, metais sanitários e revestimentos cerâmicos, a companhia reúne marcas como Deca, Hydra, Ceusa, Durafloor e Duratex. Relembre alguns destaques em produtos lançados na Expo Revestir 2018.

 

Startups x Scale-ups

A principal diferença entre startups e scale-ups é a maturidade. As primeiras são empresas novas, com grande chance de crescer muito rápido. Mas que estão em constante experimentação, modificação e em busca do modelo certo para crescer. A scale-up é a startup que já passou por isso tudo. Encontrou um modelo de negócios mais estruturado e sabe para onde ir. E ainda mantém um ritmo de crescimento constante e com potencial de alcançar novas escalas.

 

A Duratex lançou o programa Garagem, que tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de Scale-ups no segmento de arquitetura, decoração e materiais de construção

 

Programa Garagem Duratex

Inicialmente, quinze empresas serão selecionadas para um realizar um pitch (apresentação), no qual serão escolhidas as sete vencedoras. Entre outubro de 2018 e março de 2019, os empreendedores receberão mentorias com executivos da Duratex e da rede Endeavor. As mentorias serão individuais e coletivas, além de interações com colaboradores da companhia. O cronograma oficial prevê o encerramento em abril de 2019.

As inscrições para as Scale-ups interessadas vão até o dia 17 de agosto. Para mais informações, os empreendedores devem acessar o site do programa.

Entre os mentores confirmados estão Romero Rodrigues, Sofia Esteves, Martin Escobari, Eric Acher, Anderson Thees e Pedro Janot. Junto com outros profissionais e executivos da Duratex, eles irão criar um diagnóstico de cada startup, criando planos para o crescimento dos negócios.

O que a Duratex busca nas scale-ups

Construção e reforma

Produtos ou serviços que ofereçam suporte ao processo de construção e reforma de ambientes. Do planejamento até a decoração de interiores. Para isso, consideram-se negócios no campo da robótica, realidade virtual e inteligência artificial. Construções modulares ou kits aplicáveis à reforma de prédios antigos também é um alvo de interesse da Duratex. Além disso, são citadas soluções em logística de estoque, entrega de materiais, limpeza em reformas residenciais e treinamento e capacitação da mão de obra da construção civil.

Eficiência operacional

Soluções que aumentam a eficiência de processos organizacionais e industriais. Elas podem estar ligadas a logística (otimização de transportes) ou embalagem. Considera-se ainda soluções para gestão de crédito, de risco, fiscal e de contratos. A impressão em produtos 3D e soluções de RH para processos seletivos são outros negócios sugeridos.

Criação de Plataformas Digitais

Aqui, a Duratex busca startups que auxiliem na construção de uma plataforma digital para unificar o acesso de clientes aos produtos e serviços oferecidos. No regulamento, são citados duas soluções como prioridade. Uma delas é por soluções para precificação online de produtos em e-commerce. A outra pede produtos ou serviços para desenho de projetos online para profissionais (arquitetos e marceneiros) com utilização de VR (realidade virtual).

  • 67
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Novidades da Duratex estão na Casa Cor

    Arquitetura - Marcenaria

    Novidades da Duratex estão na Casa Cor

    View more
  • Deca lança concurso de estudos

    Arquitetura

    Deca lança concurso de estudos

    View more
  • Prêmio Deca para os melhores banheiros e cozinha

    Arquitetura

    Prêmio Deca para os melhores banheiros e cozinha

    View more
  • Novidades da Expo Revestir para o mercado brasileiro

    Arquitetura

    Novidades da Expo Revestir para o mercado brasileiro

    View more