Arquitetura, Comportamento

Trabalho: 8 tendências para criar novos escritórios

Início do texto

Os espaços de trabalho têm passado por grandes transformações nas últimas décadas. Além da expansão tecnológica, que impacta na criação desses ambientes, as mudanças comportamentais e sociais também se mostram muito importantes nesse processo. De acordo com a observação da Spacestor, fabricante inglesa de móveis para escritórios, a busca por um estilo de vida mais saudável, a diversidade étnica e cultural, o nomadismo da geração milennial, além da “nova” terceira idade, são algumas das questões mais influentes para a concepção de novos ambientes corporativos.

Com gigantes como a Google e o Facebook, por exemplo, apostando em ambientes menos formais e mais humanizados, vários outros negócios, de diferentes áreas, vêm pegando carona no conceito. Os escritórios híbridos e compartilhados também vêm chamando a atenção do mercado. Em sintonia com essas e outras tendências do universo corporativo, a Spacestor listou oito “workspace trends” para ficarmos de olho.

 

Espaços de trabalho digitais giram em torno dos humanos, diz Spacestor

Segundo o estudo, é importante fornecer um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal para os funcionários

 

Tendências para espaços de trabalho

1. Investimento em capital humano

Segundo o time da Spacestor, uma crise de recrutamento está tomando forma nos Estados Unidos. Mais de seis milhões de vagas de trabalho continuam abertas devido a falta de candidatos que preencham os requisitos necessários. No Brasil, também não são raras as manifestações sobre a preocupação com a baixa qualificação profissional em diversos setores.

Um exemplo vem da área de tecnologia. Ao mesmo tempo em que o setor é um dos mais promissores no que diz respeito a oferta de novas vagas de trabalho no mercado brasileiro – estimam-se que sejam abertos 195 mil novos postos até 2022 –, ele também é um dos que mais sofre com a falta de pessoal qualificado, de acordo com pesquisa da IDC, encomendada pela Salesforce.

A Spacestor acredita, porém, que a solução para este problema esteja “bem na nossa frente”. Para isso, recomenda investir no aprimoramento ou na reciclagem profissional dos funcionários já existentes. “É bom para os empregadores, mas também é ótimo para os funcionários que desejam aprender novas habilidades e darem sequência às suas carreiras”, cita a companhia.

 

Fabricante de mobiliário, a Spacestor aponta oito tendências que estão impulsionando mudanças de cultura no espaço de trabalho

 

2. Escritórios mais conscientes

Na sociedade de hoje, o bem-estar e a experiência pessoal são mais valorizados. Ficando, muitas vezes, acima de status, dinheiro ou outros bens materiais consequentes do trabalho. Por isso, é importante proporcionar um equilíbrio saudável entre o mundo profissional e a vida pessoal para os funcionários.

Isso pode ser feito, por exemplo, ao se organizar atividades físicas e recreativas. Espaços para a meditação consciente também têm demonstrado grande efeito sobre a vida dos trabalhadores. Isso ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse cotidiano, além de aumentar a criatividade.

Outra opção apresentada pelo levantamento é o fornecimento de alimentação saudável para os colaboradores. Até mesmo a assinatura de aplicativos que auxiliem na manutenção do equilíbrio e do bem-estar podem ser boas pedidas para atender a esta tendência dentro das empresas. “Lembre-se: funcionários saudáveis fazem negócios saudáveis”, enfatiza a Spacestor.

Impacto tecnológico nos ambientes corporativos

3. Espaços de trabalho digitais, mas humanizados

Fabricante de móveis, com experiência de trabalho para clientes como Adobe, Google, Apple e Land Rover, a Spacestor afirma estar empenhada em estimular o talento das pessoas. “É por isso que a maioria das nossas tendências está focada na criação de um ambiente feliz e inspirador para os funcionários”. Eles acreditam que os “melhores” designers são aqueles que colocam as pessoas e suas experiências no coração do processo de criação. Mesmo nos espaços de trabalho mais digitalizados.

Em outras palavras… “O software que os funcionários utilizam, as formas de comunicação, a maneira como o trabalho é armazenado e compartilhado, cada um deles deve ser projetado com foco em pessoas. Afinal, a tecnologia está aqui para facilitar nossas vidas, não para torná-la mais difícil”.

 

4. Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de trabalho

Que a Inteligência Artificial vem transformando a forma como trabalhamos é inegável. Ela é capaz, por exemplo, de processar dados numa velocidade incrível e impossível para os humanos. No entanto, é importante lembrar que a tecnologia trabalha para nós, não o contrário. Ao se encarregar de funções repetitivas, como o processamento de dados, a IA permite que os funcionários se concentrem em atividades que exijam habilidades essencialmente humanas, como aquelas envolvendo criatividade e bom senso. O que geralmente é muito mais prazeroso, importante e recompensador para os funcionários.

 

Nos escritórios, as equipes de trabalho deverão se tornar cada vez mais diversificadas em termos de raça, gênero e idade

 

Trabalho remoto e escritórios compartilhados

5. Mix de realidades

A “realidade mista” diz respeito à mistura do mundo real com imagens geradas por computador. Tendência que está em alta particularmente devido ao recente lançamento dos headsets Windows Mixed Reality da Microsoft (veja vídeo abaixo).

Parecendo algo inusitado e distante, a realidade mista já está acontecendo e vai ganhar novas aplicações no local de trabalho. Imagine, por exemplo, apresentações que incorporem objetos virtuais em 3D ou salas de conferência virtuais em que seja possível “se sentar” ao lado de pessoas que, na verdade, estão do outro lado do mundo. Tudo isso dando ainda mais vivacidade e oportunidades para o trabalho remoto.

6. O “quarto espaço”

A rede de cafeterias Starbucks se descreve como um “terceiro espaço”. Ou seja, uma alternativa ao primeiro (nossa casa) e ao segundo (o trabalho) espaço. Agora, os espaços de coworking surgem como uma espécie de quarto espaço: um grande escritório compartilhado em que podemos vivenciar experiências em diferentes níveis e com diferentes pessoas.

Há quem critique a falta de privacidade e poder de concentração, mas entre os seus benefícios, estão: flexibilidade, socialização e ampliação da rede de networking. Veja outros textos onde abordamos o tema coworking e a mutação dos móveis para atender os novos escritórios.

 

O local de trabalho está mudando rapidamente e as empresas devem estar preparadas para adaptar todos os aspectos

 

Diversidade e tolerância nos espaços de trabalho

7. Espaços mais diversificados

As equipes de trabalho deverão se tornar cada vez mais diversificadas em termos de raça, gênero, idade etc. Fica a cargo dos gestores, aliás, a construção de um ambiente sem discriminação, auxiliando seus funcionários a desenvolverem uma postura mais tolerante e humanizada, em conformidade às diretrizes atuais da sociedade. “Não só isso é moralmente correto, como também é altamente benéfico para os negócios. Uma força de trabalho heterogênea oferece mais perspectivas, mais ideias originais e reflete melhor a base de clientes”.

 

8. Quatro gerações trabalhando num mesmo espaço

Com as pessoas cada vez mais preocupadas com sua saúde e bem-estar, é natural que elas alcancem a terceira idade mais ativas física e intelectualmente. Dessa forma, muitos profissionais estão postergando suas aposentadorias. Ao mesmo tempo, muitos jovens têm saído das escolas e faculdades direto para o mercado de trabalho. O encontro desses dois fenômenos faz surgir um ambiente de trabalho compartilhado por até quatro diferentes gerações.

As empresas, então, terão que se adaptar a um grupo de funcionários com visões, conhecimentos e ações diversas em relação ao trabalho e à tecnologia. Para isso, a Spacestor sugere que sejam projetados espaços de trabalho ágeis e que ofereçam ambientes diversificados, permitindo a troca de experiências, mas também respeitando o espaço individual de cada um.

 

  •  
  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •