Design, Indústria

Estevão Toledo: harmonia na marcenaria artesanal

Início do texto

Seja madeira maciça, ferro, vidro, acrílico ou tecido, Estevão Toledo busca interpretar e interferir em cada matéria-prima de maneira criativa. A aparente simplicidade das peças do designer esconde uma engenhosidade em sistemas de encaixe, quase lúdicos. “Minhas criações não são protagonistas. Elas se encaixam em qualquer lugar. Não faço peças extravagantes, daquelas que você precisa montar o ambiente inteiro em função delas. Meu design é direto”, afirma.

Com mais de 20 anos de profissão, Estevão Toledo é um dos designers contemporâneos e que valoriza a marcenaria artesanal dentro de um processo industrial. É ele quem abre também a série de entrevistas para falar sobre “O que está por trás do design de móveis”.

A iniciativa, realizada em conjunto com a Feira ForMóbile, visa demonstrar que atrás de uma peça icônica existem diferentes matérias-primas, tecnologia e processos a serem respeitados. O evento, um dos principais da cadeia produtiva de madeira e móveis, acontece entre os dias 10 e 13 de julho, em São Paulo (SP). Veja mais detalhes nesse post.

 

Estevão Toledo, designer participa da série por trás do design de móveis

 

POR TRÁS DO DESIGN, COM ESTEVÃO TOLEDO 

Embora tenha formação em desenho industrial pela FAAP, de São Paulo, Toledo também é um autodidata da movelaria. Hoje, o profissional desenvolve mobiliário de design contemporâneo e marcenaria artesanal, além de objetos. Há também projetos de móveis para fábricas, lojas especializadas e projetos de marcenaria personalizada. Todas essas ações são comandadas de seu próprio Studio, aberto desde 2002, e que abriga ainda um showroom permanente.

Cadeira Flórida

Confira detalhes sobre o desenho da Cadeira Flórida, escolhida pelo profissional, e outras informações sobre o desenvolvimento do trabalho. As fotos presentes na reportagem são de Flávio Sampaio e Eduardo Magalhães.

 

Cadeira Flórida, do designer Estevão Toledo, na versão palhinha natural

 

Por que essa peça? Ela é um convite para você sentar. Reúne a movelaria contemporânea e a tradição da palhinha, gerando uma peça elegante, discreta e sofisticada. Tudo isso, sem perder o conforto e função. Também é uma peça para a vida inteira. A cadeira está disponível em versões com ou sem braço, em madeira ebanizada ou tonalizada. Há versões ainda de assento e encosto com madeira maciça tonalizada. [Nota da redação: A ForMóbile terá uma área de exposição dedicada ao segmento de madeira maciça em 2018. Os demais setores da feira são máquinas e equipamentos, matérias-primas, tecidos, ferragens, acessórios e componentes.]

Como foi o processo de criação? No caso da cadeira Flórida, a inspiração veio da bolacha do mar e sua forma. Mas, eu não tenho um processo de criação definido. Busco unir beleza, harmonia e função, além do processo de fabricação e seu custo. Minhas criações não são protagonistas, elas se encaixam em qualquer lugar. Você olha a peça e percebe como foi feita, o conceito, a estrutura, a simplicidade com elegância.

Como você escolheu cada um dos materiais utilizados? Trabalho muito com a madeira; ela por si só já é linda. Permite encaixes e que minhas peças tenham pesos diferentes no mesmo material. Isso ajuda a incrementar o processo criativo.

 

Cadeira Flórida, de Estevão Toledo, está disponível em versões com ou sem braço, em madeira ebanizada ou tonalizada

 

Chão de fábrica e insumos

De que forma os insumos e recursos tecnológicos por trás da criação de uma peça contribuem para o seu resultado? 

É preciso respeitar os ciclos e características de cada material. Isso ajuda a definir como cada matéria-prima será trabalhada e quais recursos tecnológicos são necessários. Esse processo é que vai definir o resultado final.

Qual a importância dos designers se manterem atualizados sobre tudo que envolve a produção do mobiliário e novos insumos?

Sem dúvida, esse é um empolgante estímulo para o processo criativo e para a inovação. Um material novo pode ser a partida e inspiração para um novo produto. Para o designer esta ordem contemporânea de INOVAR não é diferente, e engana-se quem pensa que ter apenas uma boa ideia é o suficiente.

Para você, é o conceito ou o material de fabricação que norteia o processo de criação?

Não podemos dizer que apenas isso norteia o processo de desenho de uma peça. Eles se integram. Ao criar um móvel temos que ter em mente o conceito, a beleza, os materiais, os encaixes e o custo. Sem este conhecimento e estudo, fica difícil criar algo que se encaixe no mercado. Um erro de avaliação pode tornar a peça muito custosa ou até de difícil produção.

 

Entre as peças em destaque do designer Estevão Toledo está a Poltrona Pamela

 

PERFIL ESTEVÃO TOLEDO

Quem é? Designer de produto, é formado na FAAP (SP).

Trajetória: Depois de manter contato com Baba Vacaro e Carlos Motta, de quem herdou a paixão pela marcenaria tradicional, fez curso com os Irmãos Campana. Na sequência, abriu seu estúdio de design e marcenaria-ateliê. O Studio Estevão Toledo está localizado no Brooklin, enquanto sua marcenaria fica no bairro do Brás, ambos em São Paulo (SP).

Produção: Móveis, luminárias e acessórios autorais.

Móveis em produção: Cadeira Ipanema, Mesa lateral Degraus, Poltrona Pamela (foto acima), Mesa de jantar L’Atelier e Luminária Emanuelle. Abaixo, fotos da Mesa lateral Brasília e Banquetas Vera. Confira outras peças no site oficial do designer.

 

Estevão Toledo diz que é preciso respeitar os ciclos e características de cada material Banqueta Vera, de Estevão Toledo. Peça é uma das criações com madeira maciça do designer

 

Reflexão sobre o design autoral

“Geralmente as pessoas estão voltadas a reafirmar aquilo que já conhecem ou já viram. Poucos irão se arriscar a buscar a oportunidade de conhecer e perceber algo que seja genuinamente novo. Transpor esse comportamento é o maior desafio do design autoral.”

  • 135
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário para “Estevão Toledo: harmonia na marcenaria artesanal

Matérias Relacionadas

  • Por trás do design de móveis brasileiro

    Design - Indústria

    Por trás do design de móveis brasileiro

    View more
  • Brasilidade: Masisa + Rosenbaum + Fetiche Design

    Design - Indústria

    Brasilidade: Masisa + Rosenbaum + Fetiche Design

    View more
  • Fernando Jaeger: marcenaria fina e atemporal

    Design - Indústria

    Fernando Jaeger: marcenaria fina e atemporal

    View more
  • ForMóbile 2016: boas oportunidades

    Marcenaria - Indústria

    ForMóbile 2016: boas oportunidades

    View more