Arquitetura, Design

Feira Expo Revestir: novos revestimentos para interiores

Início do texto

As 261 marcas presentes na feira Expo Revestir buscaram interpretar os estilos de vida contemporâneo e criaram diversas interpretações para expor suas linhas de revestimentos. A proposta urbana e industrial, mas que se conecta ao natural e é capaz de criar uma atmosfera suave e de bem-estar foi a tônica dos principais lançamentos.

Diversas coleções também investiram em referências artísticas e elementos como pedras, metais e madeira. Abordamos parte desses lançamentos em outro texto no Habitus Brasil. Confira tudo no post – “Tendências contemplam viver urbano”.  A 16ª edição do evento destinado ao mercado de arquitetura e construção civil foi realizado entre 13 e 16 de março, em São Paulo (SP).

 

Conceito absoluto na feira Expo Revestir, a vida nas grandes cidades foi refletida de maneira conceitual na coleção Panorâmico, da Ceusa

 

Um lar urbano e personalizado

Conceito absoluto na feira Expo Revestir, a vida nas grandes cidades foi refletida de maneira conceitual na coleção Panorâmico (foto acima), da Ceusa. Os três padrões de revestimentos cerâmicos, combinados, reproduzem um skyline gradual com jogo de cores e formas que refletem a vista panorâmica dos prédios e luzes das metrópoles. Inspirada na tendência dos metalizados, a marca lançou ainda uma série de revestimentos que combinam relevo e formas geométricas.

A ideia de explorar diferentes paginações no décor é outra visão presente na arquitetura e design de interiores. O piso vinílico Sevilha, da Tarkett, explora bem esse conceito. Ele reproduz diferentes elementos numa mesma superfície e permite uma série de combinações.

Com assinatura da arquiteta e presidente da marca, Ana Cristina de Souza Gomes, a Solarium buscou inspiração na natureza para lançar a linha Nodo. Minimalista, o revestimento remete as curvas concêntricas do tronco das árvores e pode ser disposto de diferentes maneiras na parede.

 

Piso vinílico Sevilha, da Tarkett, reproduz diferentes elementos na mesma superfície. Minimalista, a Solarium buscou inspiração na natureza para lançar a linha Nodo

 

Outra linha de design assinado e que fez sucesso na feira Expo Revestir 2018 é a linha Carmen, da Portinari. Pré-lançamento da marca, é assinada pelo designer italiano Alessandro Mendini. Inicialmente, o desenho foi produzido em tecido para o sofá K2, da marca A Lot of Brasil. Agora, em porcelanato, ganhou um relevo que confere a sensação de movimento às composições em losangos. O lançamento mundial da linha ocorre no Salão do Móvel de Milão, em abril, na Itália.

 Alessandro Mendini assina nova coleção de porcelanatos da Portinari: Carmen. Linha tem parceria da A Lot of Brasil

 

Desenhos geométricos e cores em alta

A onda de revestimentos com padrões geométricos e cores não é bem uma novidade, mas deve ganhar ainda mais força em 2018/19. Os desenhos com padrões geométricos, além de explorar duas ou mais cores, permite criar ambientes com “movimento”. Com muitas opções de tamanhos, desenhos e combinações, é uma ótima pedida para alcançar a personalização do lar.

A Lurca Azulejos foi uma das marcas que apostou nos desenhos geométricos, com peças inspiradas na cultura japonesa. A linha Japão, com oito novos azulejos, foi o principal lançamento no evento.

Já a Cerâmica Portinari apostou na coleção Bailarinas, que misturou elementos das artes plásticas e da dança ao retratar as obras Bailarinas de Carajás, pintadas por Candido Portinari. O artista plástico, aliás, foi um dos expoentes na divulgação da cultura brasileira. A coleção traz peças em triângulos equiláteros conta com seis cores, dois desenhos e uma textura que lembra as delicadas telas.

 

A Lurca Azulejos foi uma das marcas que apostou nos desenhos geométricos, com peças inspiradas na cultura do Japão

A Cerâmica Portinari apostou na coleção Bailarinas; peças em triângulos equiláteros conta com seis cores, dois desenhos

 

A personalização dos ambientes através das cores também chegou no setor de cubas. Em alternativa ao branco e preto, a Deca lançou as cores: Navy Blue, Kale Green, Rose Millennial e Vanilla. Já na linha de painéis de madeira, a Duratex apresentou a Coleção Viva!. Segundo a empresa, são padrões que traduzem características marcantes de quatro grupos de consumidores: Minimalista, Urbano, Consciente e Criativo. Entre os destaques, estão as cores Rosa Glamour, Cinza Sagrado, Azul Secreto e Verde Real.

 

A Deca lançou cubas coloridas na feira Expo Revestir: Navy Blue, Kale Green, Rose Millennial e Vanilla

 

Feira Expo Revestir: volumetria e aposta no 3D

A tridimensionalidade, valendo-se da volumetria e do efeito de luzes e sombras no design de superfícies, também chamou atenção na feira Expo Revestir 2018. Nessa “proposta 3D”, a Arauco apresentou a coleção a Innovus Coulored MDF, composta por painéis coloridos de MDF da superfície ao núcleo. O produto está disponível em cinco cores: Black, Grey, Royal, Berry e Curry. Segundo a fabricante, móveis e ambientes ganham um universo infinito de possibilidades de efeitos decorativos com essas chapas.

 

Arauco lança coleção Innovus Coulored MDF, composta por painéis coloridos de MDF: Black, Grey, Royal, Berry e Curry

 

A Castelatto também investiu em uma nova série de revestimentos 3D e volumetria com a linha Colors Collection. Entre os lançamentos estão os modelos Infinity, na textura Travertino, e Polygon, no acabamento de mármore Calacatta.

Tipicamente brasileiro, o cobogó é outro produto que ganha mercado na arquitetura brasileira. Com essa solução, é possível ganhar mais ventilação, iluminação natural e um sistema de divisória atraente. A novidade entre as marcas ficou por conta dos novos desenhos e cores, além dos tradicionais padrões cimentícios. Na foto abaixo, linha Brise Clair, da Nina Martinelli.

 

Castelatto investiu em revestimentos 3D e volumetria com a linha Colors Collection; Destaque para o Polygon, no acabamento de mármore Calacatta

Cobogó ganha mercado na arquitetura brasileira. Na foto, linha Brise Clair, da Nina Martinelli

 

Padrões marmorizados em diferentes propostas

As pedras – sempre com lugar garantido na decoração – também foram destaque em algumas coleções. Com veios bem marcados e grande variedade de cores ou com estruturas mais suaves, os padrões marmorizados reforçam a atemporalidade das casas e espaços comerciais. O trabalho com volumes, geometria, linhas definidas e movimentos também marcou os lançamentos.

A paranaense Michelangelo Mármore Brasileiro expôs a dualidade entre o mármore bruto e o lapidado. A proposta era explorar o jogo de contraste do material, que acaba enriquecendo e dá sentido aos espaços. As pedras apresentadas na ocasião foram o Nero Michelangelo, de tonalidade negra e veios leves em cor branca, e o tradicional Michelangelo Nuvolato – pedra clara e com veios movimentados.

O mármore também esteve presente nos lançamentos da italiana Fiandra durante a feira Expo Revestir. No Brasil, a marca é representada pela Level Acabamentos e deu ênfase à reprodução da pedra tipo Calacatta.

A Portobello foi outra companhia a destacar lançamentos com essa proposta. Entre os destaques estão a linha Bianco di Elba (branco com veios em tons de cinza) e Nocce Savanna (reproduzindo tons solares da savana africana). A Officina Portobello, que traz linhas assinadas por designers e projetos diferenciados em porcelanato, foi outro destaque na exposição da empresa.

 

Michelangelo Mármore expôs o Nero Michelangelo, de tonalidade negra e veios leves em cor branca, e o tradicional Michelangelo Nuvolato – pedra clara e com veios movimentados O mármore também esteve presente nos lançamentos da italiana Fiandra. No Brasil, a marca é representada pela Level Acabamentos

A Portobello foi outra companhia a destacar o mármore com as linhas Bianco di Elba e Nocce Savanna, na feira Expo Revestir 2018

 

Novo revestimento e Granilite repaginado

A Guidoni aproveitou a feira Expo Revestir para lançar o Topztone – superfície fabricada a partir do quartzo. Segundo a companhia, o produto pode ser aplicado em pisos, paredes, painéis e escadarias, ou esculpido em bancadas e tampos. A linha Urban Marble, por exemplo, reproduz o toque do mármore. A proposta icônica do Granilite, sucesso nas décadas de 60 e 70, foi inspiração ainda para a coleção City Fragments.

 

A Guidoni aproveitou a feira Expo Revestir para lançar o Topztone – superfície fabricada a partir do quartzo

 

O Pinterest já tinha alertado sobre a procura desse produto em seus painéis de tendências. Veja o post do Pinterest 100. Quem também apostou na releitura do material, mas em forma de porcelanato, foi a Roca Cerâmica com a série Flake. A inspiração vintage de pedra granulada apareceu em diferentes cores e desenhos.

A linha Trama, de revestimento para parede, também chamou atenção pelos desenhos geométricos, florais e abstratos. Ao todo, são 15 desenhos autorais em P&B (preto e branco). Em parceria com o arquiteto Ruy Ohtake, a marca lançou ainda quatro modelos de cubas, sendo três delas de apoio e uma de sobrepor.

Continue lendo nossa cobertura especial com o post “TENDÊNCIAS CONTEMPLAM VIVER URBANO”.

 

Quem apostou na releitura do Granilite, mas em forma de porcelanato, foi a Roca Cerâmica com a série Flake

A linha Trama, de revestimento para parede, também chamou atenção pelos desenhos geométricos, florais e abstratos

  •  
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário para “Feira Expo Revestir: novos revestimentos para interiores

Matérias Relacionadas

  • Expo Revestir 2018: Tendências contemplam viver urbano

    Arquitetura

    Expo Revestir 2018: Tendências contemplam viver urbano

    View more
  • Expo Revestir apresenta novidades para 2018

    Arquitetura

    Expo Revestir apresenta novidades para 2018

    View more
  • Novidades da Expo Revestir para o mercado brasileiro

    Arquitetura

    Novidades da Expo Revestir para o mercado brasileiro

    View more
  • Expo Revestir: lançamentos e tendências da arquitetura

    Arquitetura - Indústria

    Expo Revestir: lançamentos e tendências da arquitetura

    View more