Tendências

Feiras europeias: Aberta a temporada 2018

Início do texto

Um novo ano sempre traz a perspectiva de tendências que se fortalecerão nos próximos meses. E boa parte desses indicativos para móveis e projetos de interiores já estarão presentes nas feiras europeias que abrem o calendário de 2018. Além de valiosas informações no campo comercial, elas trazem inspirações em móveis, materiais, cores e texturas.

Só em janeiro, quatro grandes eventos serão realizados e chamam a atenção de arquitetos e designers. São eles: Heimtextil, Domotex, Imm Cologne e Maison & Objet. Elas oferecem inovações para pisos, tecidos e mobiliários diversos. Para você sair na frente em 2018, compilamos algumas informações. Fique de olho!­

 

Heimtextil, Domotex, Imm Cologne e Maison & Objet chamam atenção de arquitetos e designers

 

Heimtextil abre o calendário de feiras europeias 

Maior feira internacional de produtos têxteis domésticos e comerciais, a Heimtextil evidenciou o encontro da natureza e da tecnologia em 2017. Agora, em 2018, o evento deve confirmar que a “urbanização” é mesmo um dos temas chave do futuro – como já abordamos nesse post. A exposição ocorre de 09 a 12 de janeiro, em Frankfurt, na Alemanha.

Destaque para o “Park Theme”, localizado no hall 6. O objetivo é o de observar como o chamado “futuro urbano” deverá moldar nossos espaços de vivência – aqueles em que moramos, trabalhamos, compramos e socializamos. O escritório de design britânico Franklin Till desenvolveu ainda quatro tópicos dessa tendência: Espaço flexível, Espaço saudável, Espaço Transformado e Espaço do Criador. Nesse contexto, inovações, cores, apropriação de espaços públicos e design urbano sustentável parecem ditar o que será apresentado pelos expositores para 2018/19.

Outra novidade é a mostra exclusiva de produtos têxteis para o setor de PETs (cães e gatos) na galeria 0, entre os salões 8 e 9. A Heimtextil oferece ainda palestras especializadas, apresentações e competições.

 

Os produtos têxteis ganham destaque na feira Heimtextil, que aborda o futuro urbano como tema central

 

Domotex: Universo dos pisos 

Ainda na Alemanha, a Domotex é a primeira das feiras europeias no segmento de tapetes, parquet, pisos em madeira e pisos laminados. Realizada de 12 a 15 de janeiro de 2018, em Hannover, é a primeira vez que a feira focará seus esforços num tema central. O “Unique Youniverse”, que pode ser livremente traduzido como “Seu Universo Único”.

O tema representa uma forte tendência à individualização, à exclusividade e ao envolvimento dos consumidores no desenvolvimento de produtos e serviços. Para discutir essas implicações no setor de pisos e áreas correlatas, a Domotex 2018 trará no hall 9 a mostra “Framing Trends” (Enquadrando Tendências). O objetivo é apresentar perspectivas distintas sobre as mudanças comportamentais e o futuro do design. 

Relembre os destaques da Domotex 2017 – O futuro debaixo dos nossos pés.

Imm Cologne: mobiliário e interiores

Já no setor de móveis e design de interiores, a Imm Cologne é a primeira das grandes feiras europeias. O evento ocorre de 19 a 21 de janeiro, em Colônia, também na Alemanha. Com o slogan “Let’s Be Smart” (“Vamos ser Inteligentes”), um dos pontos altos desta edição é o conceito de “casa inteligente”. Aliás, essa macrotendência vem sendo amplamente debatida nos últimos anos.

Para expor este conceito, a organização está trabalhando em cenários reais. Neles serão apresentados produtos e projetos relacionados à energia, segurança, comportamento, conveniência e entretenimento. Além das inovações tecnológicas, o novo formato da exibição, denominado Pure Architects, deverá dar destaque às áreas de iluminação, banheiros e revestimentos. Ao todo, a feira reúne cerca de 1.200 fabricantes de móveis e estúdios de design.

 

Feiras europeias revelam novas tendências e a Vitra estará presente com seus móveis na IMM Cologne 2018

 

Das Haus (A Casa) é um tipo especial de exposição que também ganha destaque na IMM Cologne. Pela sétima vez consecutiva, a feira convida um designer internacional a fazer uma declaração pessoal sobre a vida contemporânea. Cabe ao profissional criar uma instalação de arquitetura, design de interiores e definir o mobiliário dessa casa de 180 m². Em 2018, a tarefa será da designer checa Lucie Koldova.

 

A designer checa Lucie Koldova assina a instalação Das Haus na IMM Cologne 2018

 

Maison & Objet fecha as feiras europeias de janeiro

Saindo da Alemanha, nosso destino entre os dias 15 e 23 de janeiro é a Maison & Objet, em Paris, na França. Uma das mais importantes feiras europeias quando o assunto é design de interiores, a exposição se divide em três áreas. A “Maison” contempla a decoração em seus diversos estilos. A “Influences”, com nome autoexplicativo, foca no design e na criatividade, mas também engloba luxo e arquitetura. E, em “Objet”, são expostos novos conceitos e ações de varejo.

Aliás, a Objet está sendo toda reconfigurada para esta edição, prometendo uma experiência de compra ainda mais fácil e direcionada. Para isso, o espaço será organizado em subtemas. Entre eles, temos Comer e Compartilhar, Acessórios para Casa e Moda, Presentes Inteligentes e Artesanato.

A cada nova edição, a organização também elege um “Designer do Ano” para homenagear. Em 2018, a celebração será em torno da designer dinamarquesa Cecilie Manz. Aproveite para relembrar os destaques da edição 2017.

  • 125
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário para “Feiras europeias: Aberta a temporada 2018

Matérias Relacionadas

  • Domotex: referências para o setor de decoração

    Tendências - Schattdecor

    Domotex: referências para o setor de decoração

    View more
  • O futuro é urbano! Tendências 2018/19 Heimtextil

    Tendências - Indústria

    O futuro é urbano! Tendências 2018/19 Heimtextil

    View more
  • Imm Cologne: A (in) sustentável leveza

    Design - Tendências

    Imm Cologne: A (in) sustentável leveza

    View more
  • Imm Cologne e seu trend book

    Tendências - Schattdecor

    Imm Cologne e seu trend book

    View more