Design, Indústria

ForMóbile apresenta novas atrações em 2018

Início do texto

Com cerca de 500 marcas expositoras, a ForMóbile 2018 – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira se posiciona como um evento integrado para a cadeia produtiva. Para isso, segundo a organização, o foco foi atrair empresas com tecnologia de ponta e inovações significativas, e também oferecer novas atrações de conteúdo. Em sua 8ª. edição, a feira acontece entre os dias 10 e 13 de julho, na capital de São Paulo (SP), das 10h às 19h.

“Além de todos os lançamentos apresentados e negócios gerados durante os quatro dias, esta edição oferece conteúdo aos visitantes. Pensamos em um formato dinâmico e capaz de atender os diferentes perfis de público da feira”, explica Liliane Bortoluci, diretora da ForMóbile. As atrações para disseminação de conhecimento são: ForMóbile Trends, Indústria do Futuro e Marcenaria Moderna.

São esperados mais de 60 mil visitantes, entre fabricantes de móveis em série, marceneiros, revendas, designers de produto e arquitetos. O credenciamento para profissionais do setor é gratuito e pode ser realizado pelo site oficial. Neste ano, a feira também será realizada em novo local, o São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5).

 

Com cerca de 500 marcas expositoras, a ForMóbile 2018 - Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira se posiciona como um evento integrado para a cadeia produtiva

 

ForMóbile Trends

Iniciativa oferece talks e palestras sobre tendências e ações relacionadas à produção de móveis. De acordo com os organizadores, também há conteúdos práticos sobre produtos e gestão. A programação completa, disponível neste link, prevê quatro dias de apresentações. Para participar é necessário o credenciamento prévio na feira e os lugares serão preenchidos por ordem de chegada. Entre os temas estão:

  • Design Thinking no setor moveleiro, com o designer Christian Ullmann.
  • Cor do ano e aplicações, com Bianca Liane, da Pantone.
  • Traduzindo macrotendências: como interpretar os sinais e aplicar no seu negócio, com Glaucia Binda, da Trend Content.
  • Design: criação e projetos de móveis, com Diogo de Hercule, designer da Caemmun.
  • Tecidos, cores e padrões: sinais de tendências que chegam para os móveis, com Angélica Giovannini, da ABIT.

 

ForMóbile Trends oferece talks e palestras sobre tendências e ações relacionadas à produção de móveis

 

Indústria do Futuro

Essa atração da ForMóbile é focada em tecnologia e novidades para o setor industrial. Os desafios e impactos da Indústria 4.0 no Brasil, marketing digital e cenários econômicos são alguns dos temas em destaque. Haverá espaço ainda para discutir outros temas que impactam diretamente a produção moveleira. Os designers Bruno Faucz e Ricardo Rangel, por exemplo, debatem o papel do design na indústria. Ainda nesse campo, o diretor da High Design Expo, Lauro Andrade, aborda o tema “Design, nicho ou mercado bilionário?”.

Já as novidades e tendências em máquinas e equipamentos é o tema da palestra de Vasco Martins, diretor da SV Martins Consultoria e Engenharia Industrial. “O objetivo é mostrar o processo de convergência das tecnologias de fabricação (máquinas, equipamentos e softwares) e como este movimento impacta o planejamento das indústrias moveleiras no médio e longo prazo”.

Outro destaque é o Circuito Manufatura do Futuro, que une automação, robótica e as tecnologias de produção. A proposta, explica a organização da ForMóbile, é expor um processo de manufatura totalmente flexível e interconectado, desde o processamento do pedido até a retirada do produto fabricado. Veja a programação completa.

 

 

Marcenaria Moderna na ForMóbile

Demonstrações, oficinas práticas e workshops compõem a programação da Marcenaria Moderna. Vale lembrar, as atividades atendem marceneiros e empresas em diferentes estágios de desenvolvimento. O Painel Inovação terá discussões sobre a preparação das marcenarias para sobreviver às constantes mudanças do mercado. Os palestrantes convidados são Daniel Stopa, do Stopa Lab, e Renato Voltarelli, da Microsoft. A influência do movimento maker no design e na marcenaria é outro tema presente.

Vasco Martins, da consultoria SV Martins, aborda como baixar custos na produção de móveis sob medida. Entre os tópicos, estão a estrutura de custeio e a correta precificação.

Leandro Causo e Luciano Soster, do canal Empoeirados, falam sobre ideias de novos produtos a partir do reaproveitamento da madeira. Apaixonados pelo “faça você mesmo”, os profissionais irão apresentar suas experiências práticas e pesquisa desenvolvida na área. No campo prático, há ainda palestras sobre utilização e conservação de ferramentas, Técnicas de pintura em móveis.

Na área de gestão, haverá um painel sobre metodologias para trabalhar em parceria com profissionais de arquitetura e design. Também estão programadas outras palestras com demonstração de produtos e soluções para a marcenaria. Confira a agenda completa neste link.

 

Os desafios e impactos da Indústria 4.0 no Brasil, marketing digital e cenários econômicos são alguns dos temas da Indústria do Futuro na ForMóbile

 

Espaço Maker by Stopa Lab

Dentro da área da Marcenaria Moderna, a ForMóbile também idealizou o Espaço Maker. Trata-se de um grande encontro dos principais youtubers do setor moveleiro e da marcenaria. Estão confirmados nomes como Daniel Stopa (Stopa Lab), Elias Leão e as fundadoras do Lumberjills – Leticia Piagentini e Fernanda Amaral. Outros nomes confirmados são Waldência Caracas, Amarildo Costa, Felipe Miranda, Will Araújo e Eduardo Casa Grande, entre outros.

Durante os quatro dias da feira, haverá uma área preparada para apresentações ao vivo dos Youtubers. O espaço terá bancada, ferramentas e materiais para que o público vivencie a produção de peças de mobiliário.

 

Demonstrações, oficinas práticas e workshops compõem a programação da Marcenaria Moderna durante a ForMóbile 2018

 

Espaço Madeira e Projeto Comprador

Outra novidade para 2018 é a estreia do Espaço Madeira, dedicado a promover o segmento de madeira maciça. Idealizado pela revista Referência Industrial e com apoio da ABIMCI (Associação da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente). Ao todo, serão 12 empresas apresentando produtos e serviços dedicados ao segmento.

Encerrando as atrações está o Projeto Orchestra Brasil, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A previsão é que importadores da Argentina, Chile, Bolívia, México, Estados Unidos, Colômbia, Peru, África do Sul, Vietnã, Uruguai e Paraguai participem de rodadas de negócios com empresas fornecedoras da indústria moveleira. As reuniões serão realizadas nos dias 12 e 13, num estande montado especialmente para o Projeto Comprador.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Rejane Carvalho Leite: toque manual no design industrial

    Design - Indústria

    Rejane Carvalho Leite: toque manual no design industrial

    View more
  • Estevão Toledo: harmonia na marcenaria artesanal

    Design - Indústria

    Estevão Toledo: harmonia na marcenaria artesanal

    View more
  • ForMóbile 2016: boas oportunidades

    Marcenaria - Indústria

    ForMóbile 2016: boas oportunidades

    View more
  • Brasilidade: Masisa + Rosenbaum + Fetiche Design

    Design - Indústria

    Brasilidade: Masisa + Rosenbaum + Fetiche Design

    View more