Indústria, Tendências

O futuro é urbano! Tendências 2018/19 Heimtextil

Início do texto

A urbanização é uma das palavras-chave do nosso tempo. Hoje, mais da metade da população mundial já vive nas cidades. Essa relação terá impactos sobre o viver e o trabalho, mas também sobre o desenvolvimento de produtos. Diante dessa perspectiva, os analistas de tendências da feira Heimtextil apontam: O futuro é urbano!

Realizada anualmente, a feira alemã (9 a 12 de janeiro de 2018) é o maior evento internacional de produtos têxteis domésticos e comerciais. Mas, além dos seus quase 3 mil expositores, o grande destaque é sua área de inspiração, chamada “Theme Park”. O Parque Temático, no hall 6, dá uma visão geral dos desenvolvimentos atuais do mercado.

Segundo a organização, mantidas as atuais perspectivas, praticamente toda a humanidade viverá em centros urbanos até o final do século XXI. Para isso, a Heimtextil 2018 vai explorar como esse futuro urbano moldará os espaços em que vivemos, trabalhamos, fazemos compras e socializamos.

 

As tendências de estilo de vida foram traduzidas em quatro macrotendências: Espaço Flexível (Flexible), Espaço Saudável (Healthy), Espaço Transformado (Re-Made) e Espaço do Criador (Maker Space)

 

 

Quatro tendências, cinco influências

“Além de cumprirem as funções básicas, os têxteis funcionam como objeto de conforto e como forma de expressão. Através deles, comunicamos e criamos os ambientes em que nos sentimos bem”, detalha Kate Franklin.

São esses ambientes – e a forma como serão entendidos no futuro – que a Heimtextil tentou antecipar nas propostas para 2018/2019. Essas tendências de estilo de vida foram traduzidas em quatro macrotendências: Espaço Flexível (Flexible), Espaço Saudável (Healthy), Espaço Transformado (Re-Made) e Espaço do Criador (Maker Space).

Os especialistas em tendências também trabalharam no desenvolvimento de cinco temas adicionais, que dão uma visão de movimentos associados ao design, materiais e cores. São eles: Relax / Recarga, Perfeita Imperfeição, Suavidade Mínima, Adaptável + Montagem, e Oasis Urbano.

Dentro do tema “O futuro é urbano”, a feira alemã também pretende trabalhar questões relativas ao design urbano sustentável, regulamentos de proteção contra incêndio e requisitos estruturais. Outra novidade serão os produtos têxteis para o setor de PETS (cães e gatos), que terão uma área dedicada na Heimtextil 2018.

 

Heimtextil 2018 vai explorar como esse futuro urbano moldará os espaços em que vivemos, trabalhamos, fazemos compras e socializamos

 

Lifestyle Trends – O Futuro é Urbano! 

Espaço Flexível: Esta tendência de estilo de vida mostra soluções para os habitantes das grandes cidades, que vivem cada vez mais como nômades modernos e em apartamentos menores. Designers e arquitetos abordam esse desafio com engenhosidade e otimizam o espaço disponível com design conversível e adaptável. As pessoas também estão a usar os espaços da casa como local de trabalho.

 

Heimtextil - futuro urbano! A tendência Espaço Flexível mostra soluções para os habitantes das grandes cidades, que vivem em pequenos apartamentos

 

Espaço Saudável: Percebemos há muito tempo o efeito de longo alcance que os espaços em que vivemos, trabalhamos, aprendemos e relaxamos pode ter no nosso bem-estar. Profissionais diversos estão buscando um design inovador que eleve nossos níveis de saúde, satisfação, atenção e produtividade. Da integração de plantas dentro de casa a novas direções no bem-estar, o espaço saudável está em ascensão. Com isso, cresce o interesse na cromoterapia, biofilia e purificação do ar.

 

Heimtextil - futuro urbano! A tendência Espaço Saudável busca características de design inovadoras que melhoram nossa saúde, felicidade, atenção e produtividade

 

Espaço Transformado: Outro fenômeno da urbanização é a rápida geração de resíduos. A quantidade de lixo produzido nas cidades está crescendo mais rápido do que a própria urbanização. Para “vencer” esta batalha, as cidades devem entender que o futuro é colocar os resíduos em pé de igualdade com os recursos. Isso tornará o lixo um ponto de partida para o novo design.

 

Heimtextil - futuro urbano! A tendência Espaço Transformado busca colocar os resíduos como ponto de partida e matéria-prima para o novo design

 

Espaço do Criador: O crescente movimento de produtores independentes desencadeou uma revolução na fabricação de objetos de design de interiores. Particularmente, graças à democratização da tecnologia de fabricação digital. A internet também está reunindo pessoas em torno da cultura do fazer. O movimento DIY e open source permitem ainda que todos desenvolvam seus próprios produtos personalizados, onde quer que estejam.

 

Heimtextil - futuro urbano! A tendência Espaço do Criador traz o movimento DIY e open source, onde todos desenvolvem seus próprios produtos personalizados

 

Design + Colors Trends

Todas estas tendências de estilo de vida traduzem-se em cinco direções de design e cor.

– Relax / Recharge: Dicotomia entre o vermelho, relaxante, e o azul, energizante.

– Perfect Imperfection: Destacam-se materiais como cortiça e a produção artesanal, incluindo costura e marcenaria.

– Soft Minimal: Privilegia o minimalismo, design simples e elegante, e tons pastéis;

– Adapt + Assemble: Predominam os desenhos modulares, de fácil montagem e formas geométricas.

– Urban Oasis: É a conexão inerente com o mundo natural, onde a cor verde é usada no design para reabastecer, nutrir e energizar.

Para Anne Marie Commandeur, diretora criativa do Stijlinstituut Amsterdam, todas essas ideias e sugestões terão de ser trabalhadas pelas empresas. “Muitos terão a ideia das cores e texturas. Contudo, o mais importante é pensar para quem estão a trabalhar. Analisar muito bem o consumidor dos produtos e também estar consciente de que uma mudança está acontecendo”.

 

O Futuro Urbano foi o tema agregador das propostas trabalhadas por um time renomado de sete agências de tendências e design da Heimtextil

 

Estilo de vida… urbano

O Futuro Urbano foi o tema agregador das propostas trabalhadas por um time renomado de sete agências de tendências e design. O grupo foi composto pelos escritórios Carlin International (França), Dan Projet (Japão), FranklinTill (Reino Unido), Felix Diener (Alemanha), Spott Trends & Business (Dinamarca), Stijlinstituut Amsterdam (Holanda) e WGSN (EUA).

De acordo com a organização da Heimtextil, o prognóstico do grupo é globalmente aplicável. Sob a direção de Kate Franklin e Caroline Till, do Studio FranklinTill, todas as tendências foram compiladas no Trend Book 2018/2019. Apresentado em duas partes, Lifestyle Trends e Design + Color Trends, o livro detalha como o Futuro Urbano vai afetar nossos espaços de vida e as tendências resultantes de design e cores.

Para a organização da Heimtextil, essas mudanças representam novos desafios, mas também oportunidades socioeconômicas e ambientais. “É uma oportunidade para que designers, arquitetos e empresas têxteis e de mobiliário possam criar ideias de acordo com o futuro comportamento do consumidor”, afirma Olaf Schmidt, vice-presidente de tecnologias têxteis da Messe Frankfurt.

 

O grupo de tendências da Heimtextil foi composto pelos escritórios Carlin International, Dan Projet, FranklinTill, Felix Diener, Spott Trends & Business, Stijlinstituut Amsterdam e WGSN

 

Design do amanhã e megacidades

Para embasar o tema da urbanização, os números falam por si. Em 1950, menos de um terço da população vivia em cidades e não existiam megacidades de 10 milhões de pessoas. Hoje, há 37 cidades com essa classificação – sendo que a área metropolitana de Tóquio (Japão) é a maior, com 38 milhões de habitantes.

Além disso, mais de 80% dos norte-americanos e três quartos dos europeus vivem em centros urbanos.

Some a este cenário a crescente urbanização da China. Em 2025, estima-se, 221 cidades chinesas terão mais de um milhão de habitantes. Cinco anos depois a população urbana da China deve atingir a marca de um bilhão de pessoas. Segundo a ONU, na mesma data, a população mundial chegará a 8,6 bilhões de pessoas.

Ainda segundo as previsões demográficas, até 2030 o continente africano terá seis das 41 megacidades do mundo e metade da sua população será urbana.

  •  
  •  
  •  
  • 4
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Heimtextil: Explore novas tendências de decoração

    Tendências

    Heimtextil: Explore novas tendências de decoração

    View more
  • Trendbook 2018 detalha os diferentes estilos de vida

    Tendências - Schattdecor

    Trendbook 2018 detalha os diferentes estilos de vida

    View more
  • Upcycling ganha incentivo na Europa

    Tendências - Indústria

    Upcycling ganha incentivo na Europa

    View more
  • Transformar uma casa em lar. Entenda a diferença!

    Arquitetura - Design

    Transformar uma casa em lar. Entenda a diferença!

    View more