Indústria

O trabalho de gestão de marca na REHAU

Início do texto

“Marcas precisam ganhar vida no dia a dia. Marcas que fazem a diferença constroem, cotidianamente, ações que reforçam seus significados, ampliam seu valor, geram admiração. Dentro e fora da empresa”. A análise de Jaime Troiano, sócio da TroianoBranding, empresa que há 24 anos se dedicada à gestão de marca, revela o árduo trabalho para tornar uma companhia ou produto top of mind. Ou seja, líder na preferência ou lembrança de profissionais e consumidores.

Para entender esse desafio que cerca marcas que atuam no setor moveleiro, entrevistamos Camila Bartalena, gerente de marketing da REHAU no Brasil. A empresa oferece soluções em acabamentos para móveis, incluindo fitas de borda, tapa-furos e superfícies. A companhia também acaba de ser eleita pela 11ª vez como a marca mais lembrada na categoria “Fitas de Borda”, no Prêmio Top Móbile.

Segundo Camila, a lembrança de marca top of mind remete a diversos fatores, como qualidade, serviço, logística, marketing, relacionamento e muitos outros fatores. “Essa equação é de extrema importância para nós. Focamos em quatro pilares na REHAU – inovação, produtos diversificados, qualidade e serviço. Mas também analisamos e atuamos sobre necessidades de mercado, dos nossos clientes e de acordo com as tendências de consumo”, observa.

 

A marca REHAU oferece soluções em acabamentos para móveis, incluindo fitas de borda, tapa furos e superfícies

 

TOP OF MIND – GESTÃO DE MARCA

Jaime Troiano reforça que marcas precisam se movimentar, contar histórias, inovar e emocionar pessoas para gerar negócios. “Estamos vendo o movimento high-touch crescer em importância. Enquanto high tech relaciona-se à alta tecnologia, o high touch reflete a ideia de contatos, envolvimento, proximidade de caráter mais emocional entre pessoas ou entre empresas, marcas e pessoas”.

A gerente de marketing da REHAU lembra que o mercado de massa, como nós o conhecemos um dia, acabou. “Hoje, o mercado é uma complexa trama de segmentos, em todas as classes sociais e da atividade empresarial. E para alcançá-los, precisamos fazer uso de inúmeras ferramentas e de um sistema de comunicação integrado de marketing”.

 

Entrevista com Camila Bartalena 

Indústrias, revendas, marceneiros e arquitetos! Como manter uma comunicação efetiva com cada público da marca?

Camila Bartalena, gerente de marketing da REHAU, fala sobre os desafios na gestão de marca para indústrias, revendas, marceneiros e arquitetosA REHAU se comunica diferentemente com cada um dos seus públicos. Para obter sucesso nessa comunicação, buscamos entender as demandas de informações de cada um e criamos canais de comunicação diversos. Usamos a força das mídias sociais, aplicativos, anúncios, e-mail marketing, treinamentos, prêmios e outras ações.

 

Quais são os desafios para manter uma marca em evidência no mundo digital? E que implicações isso trouxe para o negócio?

Como consequência do mundo digital, a propagação da informação está mais ágil e dinâmica. Com isso, as empresas precisam cada vez mais produzir conteúdos novos, que sejam relevantes, atendam as expectativas e satisfaçam os seus públicos estratégicos. As pessoas estão filtrando todas as informações que chegam até elas. Por isso, é preciso estar conectado com seu público para proporcionar conteúdo relevante, mantendo-se em destaque e aproveitando a maravilha da revolução digital.

 

De que forma o share de marca ajuda a REHAU no lançamento de novos produtos? Ou os desafios se renovam?

Ser líder de mercado é uma grande responsabilidade. Ter foco em inovação nos ajuda a buscar constantemente novas ideias para lançamento de produtos. Mas os desafios se renovam rapidamente, principalmente com a globalização, as conexões digitais e as novas tendências de consumo e estilo de vida. Ainda assim, os atributos de inovação e qualidade se mantém, pois são pilares da companhia.

 

Os colaboradores internos costumam ser bons embaixadores da marca. De que forma isso é trabalhado?

Buscamos, como empresa, criar e manter um relacionamento humanizado com os nossos funcionários. Sabemos que eles representam a REHAU no mercado e valorizamos cada um de nossos colaboradores. Mantemos um driver chamado INSPIRE, que tem o foco de buscar e implementar constantes ações de inspiração e motivação para nossos colaboradores.

 

A fita de borda com colagem a laser é uma das tecnologias desenvolvidas pela REHAU dentro do setor moveleiro

 

Avaliação de cenários para inovar

Camila Bartalena destaca que para atender melhor o consumidor final, as indústrias e as revendas estão mais exigentes e buscam novidades. O tempo todo! “Isso nos impulsiona a buscar soluções que melhor atendam os nossos clientes. Questões como cor e sua relação com o conforto do ambiente estão em voga hoje, por exemplo”.

Questionada sobre a evolução dos hábitos de consumo dos brasileiros e o comportamento das marcas top of mind para atender essas transformações, a gerente de marketing cita a necessidade de investir em tecnologias que façam a diferença e os aproximem de clientes e parceiros.

“Acabamos de ser eleitos pela 11ª vez como a empresa mais lembrada da categoria ‘Fitas de Borda’ no Prêmio Top Móbile. [A premiação elege há 12 anos as marcas top of mind do setor moveleiro.] Sabemos que é um desafio manter a liderança em relação a lembrança de marca, ainda mais em um setor tão competitivo. Mas acreditamos muito no nosso trabalho e procuramos sempre trazer inovação ao nosso portfólio, que conta hoje com milhares de padrões diferenciados de fitas de borda para atender de forma ampla as demandas do mercado”.

 

Indústrias, revendas, marceneiros e arquitetos. REHAU busca manter uma comunicação efetiva com cada público da marca

 

Camila ressalta que a empresa está acompanhando de perto as tendências do setor e buscando inovações e produtos que agreguem valor ao móvel. “Acredito que isso seja fundamental para ser top of mind. A REHAU tem um projeto que mapeia como serão as moradias, hábitos de consumo, mobiliário e qualidade de vida no futuro. Isso permite desenvolver novos produtos e tecnologias que atendam estas necessidades e desejos”.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Resíduos para uns, lucro para outros!

    Marcenaria - Indústria

    Resíduos para uns, lucro para outros!

    View more
  • REHAU marca presença na Casa Cor

    Indústria

    REHAU marca presença na Casa Cor

    View more
  • Fitas de borda Premium ajudam a diferenciar móveis

    Marcenaria - Indústria

    Fitas de borda Premium ajudam a diferenciar móveis

    View more
  • Fitas de borda: acerte na escolha

    Marcenaria - Rehau

    Fitas de borda: acerte na escolha

    View more