Design

IED São Paulo no DW! Design Weekend

Início do texto

Quatro exposições, conferências, debates com profissionais renomados, desafio de Design, Lounge e outras atrações espalhadas pela capital paulista. Essa programação marca a participação do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo durante o DW! Design Weekend. Completando 50 anos de atuação mundial e 11 anos no Brasil a faculdade é um dos polos de programação do festival.

O DW! é considerando o maior festival dedicado às várias vertentes do design na América Latina e sua extensa programação compreende dezenas de eventos de 10 a 14 de agosto, em São Paulo (SP). A feira High Design também é um dos eventos âncoras neste ano.

Com sede no bairro de Higienópolis (Rua Maranhão, 617), o IED São Paulo também participa do DW! em outros espaços na cidade, como o Paulista Distrito de Design, a loja conceito da Acierno, em Pinheiros, e o Eataly, na Vila Nova Conceição. A iniciativa no Eataly marca ainda o pré-lançamento do São Paulo Food Design Week, para valorizar a enogastronomia, com ênfase no Food Design, que explora formas, cores, sabores e aromas.

 

Completando 50 anos de atuação mundial, o IED São Paulo é um dos polos de programação do DW! Design Weekend

 

Atrações do IED São Paulo

Ana Mae Barbosa, educadora brasileira e considerada uma das maiores especialistas em arte-educação da América Latina, abre a programação com a aula magna “O Design na arte-educação”. O evento acontece dia 10 de agosto, às 19h, no auditório da faculdade.

No mesmo dia, haverá a abertura de exposições e mostras na sede do IED São Paulo. A exposição “Design é…” é uma homenagem aos cinco anos de DW!, com curadoria de Marcelo Lopes e em parceria com a equipe organizadora do festival. A ação se desdobra em exposição e em livro (previsto para novembro deste ano). Cada um dos 200 convidados elaborou sua própria definição do que é Design, ajudando a criar uma rica rede de significados e propostas, com múltiplos olhares sobre o tema.

 

A exposição “Design é…” é uma homenagem aos cinco anos de DW!, com curadoria de Marcelo Lopes

 

Mobiliário Brasileiro

A exposição “Novo Mobiliário Brasileiro” reúne as criações de designers e estúdios associados à ADP (Associação de Designers de Produto). Serão expostas 20 peças assinadas, com as mais diversas propostas, sob curadoria de Natasha Schlobach, designer e coordenadora do Núcleo de Mobiliário da ADP.

Os profissionais participantes são: Aciole Félix, Andrea Macruz, Bruno Faucz, Cadu Silva, Daniel Nishiwaki, Eduardo Bórem, Edu Bortolai, Estúdio Ninho, Irmãos Fahrer, Kinin Design, Lucia França, Luciano Santelli, Luiz Pedrazzi, Natasha Schlobach, Nina Coimbra, OQ da Casa, Rafael Marcondes, Renata Moura, Tri Design e Wood Lock.

“O DW! está consagrado no calendário nacional. É o momento no ano em que os designers saem de seus estúdios, escritórios e ateliês e compartilham suas produções e processos criativos com o público. Com esta exposição, queremos mostrar que há muita efervescência no trabalho dos brasileiros, de várias gerações, e que o móvel continua sendo uma das expressões mais fortes de nosso design”, explica Natasha.

 

Exposição Novo Mobiliário Brasileiro, do IED São Paulo na DW! Na foto, Rack Base, de Renata Moura; Criado 50, da OQ da Casa; Banco Baixo Baque, de Cadu Silva; e Poltrona Cora, de Bruno Faucz

Na foto, Rack Base, de Renata Moura; Criado 50, da OQ da Casa; Banco Baixo Baque, de Cadu Silva; e Poltrona Cora, de Bruno Faucz

 

Mais exposições na DW!

A programação do IED São Paulo na DW! compreende ainda as exposições FOM Parade, onde a marca de acessórios de conforto e bem-estar realiza sua primeira exposição criativa com nomes da moda, arquitetura, design e arte, e “A curadoria da curadoria, resultado de um ciclo de aulas e encontros ministrado por Camilla D’Anunziata na própria instituição.

Betina Lafer, arquiteta e fundadora da Fom, convidou um time de profissionais para customizar o tradicional Puff Poltrona (foto), primeiro produto lançado pela empresa e que completa 12 anos. Entre os convidados estão Fernanda Marques, Kika Simonsen, Ronaldo Fraga, Luis Bueno, Renato Ratier, Giuliana Romanno, Nina Pandolfo e os designers Pedro Franco, Christian Ullmann, Kiko Sobrino e Zanini de Zanine.

Também no dia 10 será aberta a Mostra Apriti, que reúne as melhores criações dos jovens designers em formação na instituição e de ex-alunos do IED.

 

Encontros e debates no IED São Paulo

No dia 11, a grade de eventos prevê o debate “Práticas comerciais no Design de Mobiliário”, a partir das 14h30. A ação terá a presença de Bruno Faucz, Rafael Marcondes, Keule de Assis (Tok&Stok), João de Freitas Junior, advogado especializado em Design. A mediação é Natasha Schlobach, designer e coordenadora do Núcleo de Mobiliário da ADP.

 

Aparador Bloco, de Natasha Schlobach; designer e coordenadora do Núcleo de Mobiliário da ADP

 

A proposta é discutir questões como royalties, direito autoral e licenciamento na relação com fabricantes e lojas? Assim, a ADP e o IED São Paulo colocam frente a frente designers, lojistas, compradores e um especialista em lei para discutir as relações de negócios.

“Queremos prestar um serviço aos profissionais, a partir da troca de experiências e recomendações de melhores práticas nas relações dos estúdios e criadores com empresas que produzem e comercializam Design”, explica Natasha, que assina o aparador Bloco (foto acima).

 

Mestres da madeira

No mesmo dia, às 16h30, os mestres da madeira Hugo França, Paulo Alves, Ricardo Graham Ferreira e Zanini de Zanine se reúnem para uma conversa descontraída sobre suas criações e processos de trabalho. A mediação é de Gustavo Bittencourt. O evento é gratuito e aberto ao público, mas tem vagas limitadas. Inscrições neste link.

 

Os mestres da madeira Hugo França, Paulo Alves, Ricardo Graham Ferreira e Zanini de Zanine se reúnem no IED São Paulo e DW!

Mestres da madeira: Hugo França, Paulo Alves, Ricardo Graham Ferreira e Zanini de Zanine

A programação compreende ainda um encontro às 19h30 com Espedito Seleiro. O artesão, de Nova Olinda (CE), participa do DW! por ocasião do lançamento do livro “Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro”, escrito por Eduardo Motta. Na ocasião, Motta e a designer Helena Pimenta conduzirão uma conversa informal e descontraída com o público sobre o trabalho com o couro e o poético universo criativo de mestre Espedito.

 

O artesão Espedito Seleiro, de Nova Olinda (CE), participa do DW!

 

O futuro do design

De 10 a 14 de agosto, o público também pode visitar a “Instalação Design e Futuros” na Acierno – loja que reúne conceitos do lifestyle italiano, de mobiliários a artigos da gastronomia, em Pinheiros. Nessa ação, o IED São Paulo foi convidado para realizar uma instalação no mezanino da loja conceito, discutindo os rumos do Design na metrópole, a partir de trabalhos de alunos e ex-alunos, sob coordenação de Christian Ullmann (foto).

“Quais os futuros do Design e como podemos projetar as possibilidades de futuro? Pensamos um espaço conceito para provocar sensações e reflexões. Reunimos diversas especialidades do Design, em modalidade cocriação, para que cada visitante complete os significados a partir de suas experiências e possa interagir”, explica Ullmann.

 

A Instalação Design e Futuros, na loja conceito Acierno, discute os rumos do Design na metrópole. Trabalho tem coordenação de Christian Ullmann

 

Lounge Butzke

Entre os destaques do DW! Design Weekend no IED São Paulo está ainda o Lounge Butzke. Móveis assinados por Arthur Casas, Carlos Motta, Paulo Alves, Sérgio Rodrigues e Zanini de Zanine irão compor um lounge dentro da faculdade. O espaço, assinado pela designer de interiores Daniela Colnaghi, foi pensado para acolher o público do evento nas dezenas de atrações do Higienópolis Design Hub.

A programação completa e horários de todos os eventos, incluindo o Desafio de Design, que tem proposta de desafiar grupos para colaborarem em criações com restrições de tempo e materiais, está disponível no site da instituição.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • DW! 2017. Destaques da Semana de Design de São Paulo

    Arquitetura - Design

    DW! 2017. Destaques da Semana de Design de São Paulo

    View more
  • Design autoral ganha destaque no Brasil

    Design

    Design autoral ganha destaque no Brasil

    View more
  • Presença brasileira em Milão

    Design

    Presença brasileira em Milão

    View more
  • Moora Mobília – identidade brasileira

    Indústria

    Moora Mobília – identidade brasileira

    View more