Schattdecor, Tendências

Imm Cologne e seu trend book

Início do texto

Primeira feira internacional do ano voltada para a decoração de interiores, a Imm Cologne materializou em salas, quartos e diferentes espaços da casa, as principais mudanças na maneira de morar e viver das pessoas. O evento foi realizado entre os dias 18 e 24 de janeiro, em Colônia (Alemanha), e a equipe de designers da Schattdecor esteve presente para confirmar alguns direcionamentos lançados no passado e conferir novas tendências.

O uso da cor preta como elemento principal do ambiente, apresentado pela companhia com o tema “Casual Black”, se confirmou na Imm Cologne, combinado com metais de diferentes cores, acabamentos e mármores. Já as tonalidades de madeiras naturais, a presença de estampas geométricas e os tons terrosos, foram apresentados com bastante expressividade e podem ser encontrados também nos temas Freestyle Clarity e Cultural Spirit.

Todos os temas citados compõem o Trend Book 2015/2016 da Schattdecor (baixe o arquivo no link), lançado na feira Interzum, em junho de 2015.

 

book de tendências da schattdecor

 

Trends Imm Cologne

A Imm Cologne também trouxe direcionamentos muito importantes para o desenvolvimento dos móveis e a distribuição dos mesmos nos ambientes do futuro. Indo além do âmbito físico, estrutural, tecnológico e material, os expositores apresentaram nas “entrelinhas” quais são as previsões para o morar do futuro.

Pautadas nas atuais megatrends de conectividade, ascensão feminina, mobilidade, saúde, urbanização, individualização e globalização, as empresas apresentaram em seus estandes espaços compactos, com redução no tamanho dos móveis e multifuncionalidade, além de ambientes mais “saudáveis”, com sistemas de aquecimento e iluminação eficientes; a mobília também era otimizada em termos ergonômicos.

A nostalgia também serviu como inspiração no desenvolvimento dos espaços. Dentro desse tema, acredita-se que o design dos anos 60 tem um importante efeito tranquilizador, transmitindo sensação de estabilidade e senso de tempo em uma era em que tudo se atualiza rapidamente e a rotina das pessoas é cada vez mais agitada.

 

Moodboard de tendências Schattdecor Imm Cologne Habitus Brasil

 

Outros destaques da feira

Merecem atenção os espaços externos da casa, como sacadas, varandas e jardins, construídos com móveis confortáveis em um ambiente acolhedor, assim como o lavabo e a cozinha, que passaram a receber maior atenção quando se trata de conforto.

As cores terrosas, marrom, laranja e canela, além da forte presença da cor Marsala e suas variações, assim como o verde passando pelo petróleo e chegando até os azuis mais escuros, foram bastante exploradas na Imm.

Já nas madeiras, os desenhos de nogueira, carvalho e pinos, em tonalidades naturais, claras e mel, apareceram compondo a parte externa dos móveis e o interior dos mesmos apresentou estruturas de tecidos e unicolores. A composição de madeiras com cores cinza, grafite, nude, bege e preto, tanto em acabamento acetinado quanto em alto brilho, foi também muito frequente.

Alguns desenhos da Schattdecor, como o Columbia Walnut, Riviera Oak, Sanremo Oak e Stirling Oak, foram utilizados na composição de vários espaços na Imm Cologne.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário para “Imm Cologne e seu trend book

Matérias Relacionadas

  • Trendbook 2018 detalha os diferentes estilos de vida

    Tendências - Schattdecor

    Trendbook 2018 detalha os diferentes estilos de vida

    View more
  • Decolay Real: Nova tecnologia para painéis de madeira

    Indústria - Schattdecor

    Decolay Real: Nova tecnologia para painéis de madeira

    View more
  • Claudia Küchen: bate-papo sobre decors, tendências e design

    Schattdecor

    Claudia Küchen: bate-papo sobre decors, tendências e design

    View more
  • Domotex: referências para o setor de decoração

    Tendências - Schattdecor

    Domotex: referências para o setor de decoração

    View more