Arquitetura, Indústria

Impressão digital ganha espaço no setor moveleiro

Início do texto

Multinacional alemã especialista em superfícies e impressão de papéis decorativos, a Schattdecor apresenta novas possibilidades para o mercado de arquitetura e interiores. Trata-se da tecnologia de impressão digital. O processo, apontado como tendência há alguns anos, ganhou eficiência e, agora, permite unir flexibilidade, criatividade e escala industrial. Decors obtidos com esse processo já estão no mercado, em linhas da Arauco, Duratex e Guararapes, por exemplo.

A novidade, inclusive, foi um dos destaques durante a ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira. O evento é um do mais importantes do setor moveleiro nacional e internacional, com a apresentação de produtos, tecnologias e tendências para industriais, arquitetos e profissionais de interiores.

“Estamos vendo uma nova geração de decors e desenhos se tornar realidade por meio da impressão digital. É gratificante ver que todo esse trabalho de desenvolvimento está sendo assimilado por parceiros visionários. Sem dúvida, eles irão criar novas demandas para a indústria de móveis, pisos e painéis”. É o que afirma Sandra Mohr Ludwig, gerente executivo Comercial da Schattdecor do Brasil.

Sandra explica que no processo de impressão digital industrial é possível reproduzir desenhos madeirados, pedras, entre outros. “É possível ainda combinar diversos materiais em um mesmo projeto e com a mesma qualidade dos produtos impressos por rotogravura”, detalha. No caso da Schattdecor, é possível imprimir decors com até 5 x 2,25 metros, sem repetições.

 

Impressão digital ganha espaço no setor moveleiro. Tecnologia oferece novas perspectivas para arquitetos, designers e fabricantes de móveis

 

IMPRESSÃO DIGITAL ABRE NOVAS POSSIBILIDADES

A Arauco do Brasil destacou o padrão Magic Red Carpet na ForMóbile, que utiliza a tecnologia de impressão digital para reproduzir desenhos exclusivos no MDF. O produto, explicou a companhia, homenageia a tradição da fina tapeçaria oriental e revela a vivacidade de cores e texturas. “Essa novidade expressa o leque de possibilidades que a tecnologia passa a propiciar na criação de painéis com revestimento melamínico”, observou João Casemiro, gerente de Marketing da Arauco. O revestimento foi apresentado aplicado em mobiliário, mas também revestiu toda a área do bar/café e o piso do stand. (Foto: Eduardo Macarios).

 

A Arauco do Brasil destacou o padrão Magic Red Carpet na ForMóbile, que utiliza a tecnologia de impressão digital para reproduzir desenhos exclusivos no MDF

 

Na Guararapes, esse processo está presente no padrão Petra, integrante da Linha Magma. Devido à impressão digital, esse desenho apresenta mais contrastes e definição. “O MDF Petra reproduz uma pedra brasileira com nuances acinzentadas e acobreadas. Também possui efeito único, proporcionado pela textura tridimensional e pelo toque frio e mineral.” Veja mais detalhes do padrão e da coleção nesse post.

 

Na Guararapes, o processo de impressão digital está presente no padrão Petra, integrante da Linha Magma

 

A Duratex apostou em um estilo clean e que também valoriza a presença de pedras nos ambientes. O padrão Calacata, disponível na Linha Essencial, destaca as características do mármore. Para a companhia, esse revestimento ajuda a diferenciar e pode valorizar ainda mais o projeto mobiliário e a decoração.

 

A Duratex apostou em um estilo clean e que também valoriza a presença de pedras nos ambientes com o padrão Calacata, disponível na Linha Essencial

 

No seu stand na ForMóbile, a Schattdecor também demonstrou outras possibilidades da impressão digital com o desenho Botanic Garden. A proposta era demonstrar uma das inúmeras possibilidades de trazer elementos naturais e suas representações para os interiores. “É importante destacar que a impressão digital permite criar novos produtos e protótipos para rápida validação no mercado. Hoje, isso é uma realidade”, cita Sandra Mohr. Outras referências da linha Digital Visions podem ser visualizadas neste link.

 

Impressão digital na High Design

Essa tecnologia volta a ser apresentada pela Schattdecor na feira High Design Home & Office Expo, de 28 a 30 de agosto. Realizada na cidade de São Paulo, no formato feira, mostra, prêmio e congresso, é o evento âncora do DW! São Paulo Design Weekend!. A feira é dedicada ao segmento de móveis e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores.

 

Na ForMóbile, a Schattdecor também demonstrou outras possibilidades da impressão digital com o desenho Botanic Garden

 

Trendbook 2019 – Visão do morar

Durante o evento, a empresa também antecipou aos seus clientes algumas novidades do Trendbook 2019. O material é uma seleção de tendências que traduzem e ilustram os diferentes estilos de vida e suas necessidades com relação a morar, trabalhar e socializar. O objetivo é que ele sirva de guia para a indústria moveleira, designers e arquitetos. Para isso, são apresentadas sugestões de padrões, desenhos e cores que atendem às diferentes demandas de cada público.

Em outros posts publicados no Habitus Brasil você confere dados do Trendbook 2018 e dos temas Micro Housing, Smart Home, Communty Zone e Ageless Living. Eles demonstram como a diversidade de lifestyles, as mudanças demográficas, a transformação digital e a relação cada vez mais próxima das pessoas com a natureza criou necessidades para ambientes residenciais e comerciais.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Smart Home exige decor genuíno

    Indústria - Schattdecor

    Smart Home exige decor genuíno

    View more
  • Sicam 2017: novas tendências para o setor moveleiro

    Indústria

    Sicam 2017: novas tendências para o setor moveleiro

    View more
  • Heimtextil: explore a natureza e multiculturas no decor

    Design - Schattdecor

    Heimtextil: explore a natureza e multiculturas no decor

    View more
  • Trendbook 2018 detalha os diferentes estilos de vida

    Tendências - Schattdecor

    Trendbook 2018 detalha os diferentes estilos de vida

    View more