Design, Marcenaria

Lâminas de madeira para revestimentos personalizados

Início do texto

Uma oferta ilimitada de desenhos (sempre únicos!), com características naturais e replicando perfeitamente as cores e texturas da madeira. Essa possibilidade de aplicação é assegurada pela existência de lâminas de madeira natural, com múltiplas aplicações no mercado de móveis, superfícies e interiores.

Sucesso em peças expostas nas principais feiras da Itália e Alemanha, o produto garante beleza e riqueza de detalhes. O mobiliário com lâmina natural também é muito valorizado no Brasil – sempre associado a sofisticação e alto valor agregado. Para os especialistas, nada se compara a fluidez do desenho, aspectos tátil e visual, e calor que a madeira propicia.

A italiana Alpi é uma das empresas produtoras dessas lâminas de madeira, obtidas a partir do manejo sustentável de florestas. Elas são produzidas a partir de blocos formados por lâminas muito finas, tingidas separadamente e coladas entre si sob pressão com as fibras paralelas. Esse processo garante a continuidade dos veios e a padronização das cores – aspectos muito valorizados por companhias, arquitetos e designers.

 

Lâminas de madeira oferecem ilimitados desenhos, com características naturais e replicando perfeitamente as cores e texturas da madeira

 

Diferencial para arquitetos e fabricantes

No Brasil, a Sayerlack iniciou a distribuição das Lâminas Alpi em 1996, com a proposta de oferecer diferencial aos projetos. Hoje, arquitetos, designers, fabricantes de móveis e marceneiros podem deixar a criatividade fluir com o material, pontua Sibelia Vito Moreno, do departamento de Marketing da empresa.

“As lâminas são um exemplo de excelência do trabalho com a madeira. Sua variedade e capacidade de aplicação em móveis e superfícies horizontais ou verticais amplia a capacidade de os profissionais conceberem projetos únicos.”

Para destacar os desenhos e veios singulares das lâminas e proporcionar que elas possam ser utilizadas em inúmeros projetos, a Sayerlack oferece diversos acabamentos para proteger e realçar a madeira. “Seja numa linha industrial ou em um meticuloso e artesanal trabalho, é possível criar inúmeros efeitos decorativos”, diz Sibelia.

 

A variedade de padrões atende aos mais diversos tipos de móveis e ambientes. A Sayerlack, por exemplo, oferece padrões de rádicas, madeiras linheiras ou com catedrais evidentes 

PARA TODAS AS TENDÊNCIAS, MADEIRA!

Essa matéria-prima sempre foi – e continua sendo – um dos materiais mais valorizados no décor. Sua aceitação transcende qualquer tendência ou localização do mercado alvo, principalmente por atender diferentes necessidade do design.

A versatilidade de uso é outro ponto destacado pelos fornecedores. Além do mobiliário, elas podem ser utilizadas em divisórias, portas e paredes, o que permite criar projetos completos. “Coordenar composições entre móveis e o ambiente é um dos atrativos a ser explorado pelos profissionais”, detalha Sibelia Vito.

Com propriedades físicas e acústicas, elas também podem ser aplicadas na arquitetura de interiores. Nesse sentido, destacam os usos em salas de estar, empreendimentos hoteleiros, espaços comerciais e escritórios. As texturas e variantes de cor ganham ainda mercado na indústria automotiva e náutica, revestindo interiores de carros, iates e navios de cruzeiro. Abaixo, aplicações em produtos da MorosoAster Cucine.

 

A inspiração para uma das coleções de lâminas de madeira criada por Fernando e Humberto Campana, em 2016, veio da Amazônia. Revestimento foi usado pela Moroso

Para destacar os desenhos e veios singulares das lâminas de madeira e proporcionar que elas possam ser utilizadas em inúmeros projetos, a Sayerlack oferece diversos acabamentos

 

De acordo com a Lâminas Alpi e a Sayerlack, entre as vantagens do produto está seu aproveitamento pelas dimensões diferenciadas (315 x 62 cm / 280 x 62 cm / 250 x 62 cm, dependendo do padrão). “Estamos falando de madeira natural e verdadeira, com toda a harmonia e equalização de desenhos e veios, assim como a uniformidade de cores. Esses são pontos importantes”, afirma Sibelia.

A profissional acrescenta que a empresa oferece todo o suporte para a especificação do produto e aplicação de acabamentos. As lâminas podem receber vernizes foscos, brilhantes e texturizados. Há ainda o novo Naturalíssimo, que preserva as características da lâmina, protegendo-a e realçando seus tons e veios.

 

Padrões de lâminas de madeira Alpi / Sayerlack: Natural Oak, Sand Oak, Nordic, American Walnut, Breeze Oak e Palissandro

 

Lâminas de madeira – escolha a sua preferida

A variedade de padrões atende aos mais diversos tipos de móveis e ambientes. A Sayerlack, por exemplo, oferece padrões de rádicas, madeiras linheiras ou com catedrais evidentes, em diversas tonalidades, das mais marcantes até as mais claras. Entre os lançamentos em padrões de lâminas de madeira estão o Natural Oak, Sand Oak, Nordic, American Walnut, Breeze Oak e Palissandro. Eles são inspirados nas tendências europeias e em tonalidades do Carvalho – madeira clássica e muita apreciada no Brasil.

Para Sibelia, esses padrões harmonizam muito bem com as lacas coloridas e proporcionam requinte a qualquer projeto. A coleção é renovada todos os anos para estar em sintonia com as propostas das feiras internacionais de design.

O know-how da Alpi, com processos de pesquisa estética sobre o material e avançadas técnicas de fabricação, garante ainda a produção de diferentes padrões gráficos e cores. Para a marca, é a coexistência perfeita entre técnica industrial e artesanato. Há, por exemplo, uma gama exclusiva de desenhos assinados por designers consagrados. Entre os profissionais, estão os Irmãos Campana, Kengo Kuma, Piero Lissoni e Studio Front.

 

Inspiração para as lâminas de madeira Alpi criadas por Fernando e Humberto Campana, em 2016, veio da Amazônia: Piaçava e Pirarucu

 

A inspiração para uma das coleções criadas por Fernando e Humberto Campana, em 2016, veio da Amazônia (foto acima). A lâmina de Piaçava, com textura filamentada, é inspirada em um coqueiro nativo. Já a lâmina de Pirarucu faz referência a um dos maiores peixes de água doce – típico do Rio Amazonas. A formação particular das escamas inspirou a textura criada pelos designers. Em 2017, a inspiração foram os espirais para criar a coleção Sushi – Brown e Dark Grey. Nos detalhes contrastantes dessas lâminas há nuances metálicas de ouro e prata. Ambos os padrões são produzidos sob encomenda.

  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Edson Barbosa

    12-04-2018 às 10:50

    Como oficial de marcenaria , como é possível conseguir um mostruário dos padrões fornecidos .
    Seria de interesse meu é de meus clientes que prezam pela sofisticação e qualidade.

    • Habitus Brasil

      13-04-2018 às 09:18

      Olá Edson, grato pela audiência e contato. Vamos enviar seu pedido para a Sayerlack, para que eles possam entrar em contato e viabilizar isso. Obrigado!

Matérias Relacionadas

  • Silver Defence: nanotecnologia nos móveis e painéis

    Marcenaria - Indústria

    Silver Defence: nanotecnologia nos móveis e painéis

    View more
  • Milão 2017: eclética nos acabamentos

    Indústria

    Milão 2017: eclética nos acabamentos

    View more
  • Sentidos em evidência nos acabamentos da Sayerlack

    Arquitetura - Marcenaria

    Sentidos em evidência nos acabamentos da Sayerlack

    View more
  • Pintura em laca para se diferenciar

    Marcenaria

    Pintura em laca para se diferenciar

    View more