Indústria, Marcenaria

Painéis de madeira para projetar móveis e interiores

Início do texto

A busca por padrões que reproduzem madeiras, com seus inúmeros desenhos, detalhes e texturas, é constante entre industriais, arquitetos e marceneiros. Importantes mostras internacionais e exposições nacionais, como a CasaCor, evidenciam essa proposta. Além disso, há um grande investimento por parte de fornecedores para reproduzir essas opções e outros desenhos e cores em painéis de madeira.

O objetivo é dar elegância e um toque agradável aos projetos de móveis e interiores. “Na verdade, eles trazem harmonia e aconchego aos ambientes”, explica a arquiteta Angela Slongo, que comanda o escritório Átrio Engenharia e Arquitetura, de Tapejara (RS).

Uma rápida passada pelo catálogo de padrões de importantes players nesse mercado de painéis de madeira revela inúmeras aplicações. As sugestões para os projetos atendem toda a casa – banheiro, cozinha, closet, dormitório, home e sala – e área corporativa.

 

Padrão Bilbao, madeirado de tonalidade clara e agradável da Guararapes

 

Natureza como inspiração

A arquiteta Cynthia Karas, de Curitiba (PR), também reforça a versatilidade da madeira nos projetos de interiores. “A madeira natural é belíssima, mas os painéis de MDF, com os seus inúmeros revestimentos, permitem criar diferentes sensações e estilos. A mescla de produtos, vegetação, iluminação e uma paleta de tons adequada proporciona uma arquitetura muito versátil”, diz.

A Guararapes, fabricante de painéis de MDF, reúne um exemplo dessa tendência com a linha Naturale. “Com tecnologia especializada, que confere tridimensionalidade ao desenho, conseguimos reproduzir veios e nuances de madeiras nobres nos painéis”, explica Anelise Kelly Stigar, que atua no setor de marketing.

Ao todo, a coleção Naturale reúne 16 padrões, inspirados na natureza, no cotidiano e até mesmo em outros lugares do mundo. “A proposta é oferecer versatilidade e novas opções de design para móveis e a decoração de ambientes. Inúmeros padrões de madeira estão sendo utilizados como revestimento no teto ou para criar painéis ripados, por exemplo. Isso garante uma atmosfera de aconchego, principalmente em ambientes integrados”, acrescenta Anelise.

 

Painéis de MDF Naturale da Guararapes: Nogal Sevilha, Cipres, Nogal Champagne, Antiqua, Bilbao, Carvalho Decapê e Nairobi

 

Madeira em destaque nos painéis de MDF

Para entender essas possibilidades de aplicação, elegemos sete padrões da Guararapes. São eles: Nogal Sevilha, Cipres, Nogal Champagne, Antiqua, Bilbao, Carvalho Decapê e Nairobi. Com a ajuda da fabricante, descrevemos algumas características. Confira!

Nogal Sevilha: Nogueira de estrutura forte e de personalidade marcante, suavizada pelo efeito brancal presente neste painel de madeira. Sua tonalidade permite criar ambientes atemporais. Uma sugestão de aplicação é nos projetos de home theater, com painéis na horizontal.

Cipres: Padrão com efeito colorplay, que destaca a riqueza de nuances presentes nos veios da madeira. Permite criações ousadas quando utilizado ao lado de padrões unicores ou outros madeirados.

Nogal Champagne: O charme e a riqueza da nogueira em uma tonalidade suave, com estrutura natural e movimento nos veios da madeira. Esse padrão é atemporal, extremamente versátil e indicado para projetos exclusivos.

Antiqua: Este painel de MDF traz a natureza como fonte de inspiração. Rústico e de personalidade, é a reprodução da madeira de demolição.

Bilbao: Madeirado de tonalidade clara e agradável, é um padrão linheiro que possui veios marcados e que proporcionam discrição e autenticidade ao móvel.

Carvalho Decapê: Este padrão traz em seus veios a elegância e o destaque proporcionado pelo poro negativo presente no desenho. Tradição, história e requinte são adjetivos para este painel de MDF, indicado para ambientes elegantes e reservados.

Nairobi: Da África selvagem vem a força deste padrão que traz em seus veios as marcas do tempo e a coloração acinzentada. Ousado e autêntico, possui a rusticidade ideal para projetos que pedem destaque extra.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alexandre Magno

    27-02-2018 às 14:42

    Achei os padrões do MDF da Guararapes maravilhosos, porém nós marceneiros temos grandes dificuldades em adquirí-los por falta de fornecedores em determinadas regiões como é o meu caso, estou em Juiz de Fora MG.

    • Habitus Brasil

      28-02-2018 às 09:46

      Olá Alexandre, grato pela audiência! Sabemos que a oferta de padrões nas revendas dependem de alguns fatores, mas envie um e-mail para jornalismo@habitusbrasil.com, informando seus dados de contato, que teremos prazer em encaminhar para a Guararapes. Assim, eles podem entrar em contato para avaliar uma forma de atendê-lo.

  2. Paulo Henrique

    27-02-2018 às 22:56

    Cada vez os detalhes irão fazer a diferença !
    Padrões madeirados dando sofisticação aos projetos !
    Logo logo em nossa loja em Pouso Alegre MG

    • Habitus Brasil

      28-02-2018 às 09:48

      Excelente! E esperamos vocês por aqui para seguir acompanhando as novidades do mercado 😉

Matérias Relacionadas

  • MDF Nogal Champagne na decoração de interiores

    Marcenaria - Indústria

    MDF Nogal Champagne na decoração de interiores

    View more
  • Cores invadem o mercado do mobiliário

    Marcenaria - Indústria

    Cores invadem o mercado do mobiliário

    View more
  • Limpeza dos painéis de MDF exige atenção

    Marcenaria - Indústria

    Limpeza dos painéis de MDF exige atenção

    View more
  • Arauco Brasil aposta em sensação tátil

    Marcenaria - Indústria

    Arauco Brasil aposta em sensação tátil

    View more