Arquitetura

Paleta de cores para arquitetos e designers

Início do texto

Em um campo tão amplo como a arquitetura, é natural que as necessidades dos profissionais dessa área sejam bastante extensas. O ato de projetar interiores e mobiliário, por si só, envolve uma variedade de ações e demandas. Nesse contexto, temos ainda a figura central do cliente e sua personalidade. Por isso, cada projeto é peculiar e uma paleta de cores ampla e variada é extremamente importante para arquitetos e designers.

“Uma das características marcantes dos projetos que assino é o uso das cores, sejam elas fortes, contrastantes, suaves ou neutras. Depois de resolver bem o espaço, começo o desenvolvimento do projeto pela paleta de cores”, conta a arquiteta Juliana Pippi.

A arquiteta Mariana Pesca pondera que entender as “vontades” do cliente é um dos desafios da criação de interiores. “Muitas vezes, ele não consegue expressar isso de forma clara. Outros desejam muitas referências no mesmo espaço ou uma mistura de estilos. Pode ser viável, mas nosso papel é mostrar as limitações e criar um projeto harmônico”. “Gosto de lembrar que a funcionalidade vem sempre em primeiro lugar. A estética deve se encaixar a ela”, acrescenta Mariana, que assina a arquitetura do apartamento WOA (fotos abaixo).

Para Elaine Alberico, que atua como arquiteta e docente, os desafios em projetar são crescentes, e vão além da especificação dos materiais. “Cada pessoa é um conjunto de vivências anteriores, de hábitos e necessidades que devem estar impressas no ambiente”. Mas a profissional acrescenta que a paleta de cores é uma ferramenta de conceituação de projeto. “Ela deve estar diretamente ligada às necessidades e anseios do cliente”.

 

Mariana Pesca assina a arquitetura do apartamento WOA, com paleta de cores e móveis da marca Bontempo

 

Paleta de cores para se diferenciar

Mas unir cores de forma harmônica pode ser um grande desafio, mesmo para arquitetos, decoradores e designers. Na verdade, há infinitas possibilidades de combinações e, como atestam as profissionais ouvidas na reportagem, extrair essa paleta de cores e outros elementos para a decoração exige um grande trabalho de pesquisa.

“Há um movimento de empresas e consultorias nomeando uma ‘cor do ano’. É claro que esse movimento auxilia os profissionais a encontrar uma perspectiva ou encorajar um cliente a dar um toque de cor no seu projeto. Mas nós entendemos que uma paleta de cores deve se complementar e contar uma história mais abrangente”, explica Rafaela Stedile, gerente de marketing da Bontempo.

Recentemente, a marca lançou a coleção Inspirações & Percepções, que oferece três paletas de acabamentos para a produção de móveis e interiores. O objetivo da marca é que elas atendam os novos comportamentos que surgem e impactam diretamente nossos estilos de vida. Vejas os detalhes da coleção neste post.

 

A arquiteta Juliana Pippi reforça a ideia de que a paleta de cores traduz o zeitgeist

 

A arquiteta Juliana Pippi reforça a ideia de que as cores traduzem o zeitgeist. Ou seja, refletem um sentimento atual. “Elas sugerem um desafio criativo de como usar ou combinar. Mas é preciso obter liberdade para trabalhar com cores nos projetos, respeitando o universo do cliente”.

Nesse sentido, a profissional cita seu encanto com a paleta Conforto & Bem-estar da Bontempo. Entre as cores e acabamentos de sua preferência surgem o Lacca Molti Colori S138 e o Laminato Dune. “Adoro incluir cor e combinações inusitadas de materiais nos projetos”, diz. Da paleta Moderno & Criativo ela cita os padrões Laccato Vulcano, Lacca Molti Colori N029 e Spazolatto Lucido Grigio. Abaixo, registro do projeto Townhouse Centro, em São Paulo (SP), sob o comando de Juliana.

 

Projeto de interiores e móveis da marca Bontempo, sob autoria da arquiteta Juliana Pippi

 

Projeto de interiores únicos

“Ainda que o projeto personifique o cliente, há conceitos que não deixamos de fora. Entre eles um layout bem resolvido e funcional. Um projeto luminotécnico que valorize o interior, além de um mobiliário ergonômico e pensado nos detalhes”, detalha Mariana Pesca.

Na avaliação da arquiteta e urbanista, é muito importante ter opções de diferentes tons de uma mesma cor e também de cores que se componham entre si. “Cada vez mais o cliente evita o contraste de cores, valorizando o tom sobre tom. Por isso, na hora de montar a composição final é importante não ter limitações. Por exemplo, ter cinco tons de cinza ou bege como opção, ajuda muito no resultado final”, diz.

Dentre a coleção de acabamentos da Bontempo, ela também elegeu para nossa equipe cinco opções de sua preferência. São eles: Lucido Laccato Dorato, Laminato Larice, Spazzolato Lucido Grigio, Laminato Platino e Laminato Dune.

 

Dentre a coleção de acabamentos da Bontempo, Mariana Pesca elegeu cinco opções de sua preferência 

Nova visão dos interiores

Elaine Alberico pondera que há uma transformação tecnológica e de comportamento em curso. “Há várias transformações nesse sentido, mas creio que a principal foi a busca de maior bem-estar nos ambientes. Isso acontece nos projetos residenciais e corporativos”, conta.

A arquiteta e urbanista cita ainda os cinco padrões que mais utiliza em sua paleta de cores e acabamentos. “O Laminato Corteccia é um deles, pois remete à madeira maciça, rústica e de demolição. O Laminato Moscato, que remete muito à natureza, com veios bem marcados da madeira e atemporais, é um luxo. E o Laminato Garza também se destaca com veios e discrição na cor”.

Na sua atuação, Elaine lembra que especifica muito o padrão Spazollato Lucido Grigio. “Ele é ótimo quando a proposta é dar um contraste de cor com as demais. É um acabamento marcante e que gera pontos de interesse e destaque no projeto”. Por fim, ela cita a Lacca Molti Colori, principalmente para projetos de quartos infantis ou ambientes que pedem uma cor específica.

 

Arquiteta Elaine Alberico cita os cinco padrões que mais utiliza em sua paleta de cores e acabamentos da coleção Bontempo

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Elaine Alberico

    30-11-2017 às 17:17

    Show… adorei o tema e o Post! Muito bom gosto nas escolhas e ótima qualidade na empresa Bontempo! Parabéns…

Matérias Relacionadas

  • Paleta de cores para transmitir energia e sofisticação

    Arquitetura - Marcenaria

    Paleta de cores para transmitir energia e sofisticação

    View more
  • Hospitalidade e bem-estar são tendências nos hotéis

    Comportamento - Arquitetura

    Hospitalidade e bem-estar são tendências nos hotéis

    View more
  • Inspirações e Percepções para um móvel personalizado

    Comportamento - Arquitetura

    Inspirações e Percepções para um móvel personalizado

    View more
  • Cinema: arquitetura e design em Hollywood

    Arquitetura - Design

    Cinema: arquitetura e design em Hollywood

    View more