Design

Prêmio Design MCB divulga ganhadores da 31ª edição

Início do texto

O Museu da Casa Brasileira divulgou o resultado do 31º Prêmio Design MCB. Ao todo, foram premiados 54 dos 587 trabalhos recebidos entre as modalidades de produtos e protótipos, textos publicados e não publicados. De acordo com a organização, duas comissões julgadoras independentes realizaram a análise, dividindo os vencedores em 1º, 2º e 3º lugares, além de menções honrosas. Entre as categorias presentes estão Mobiliário, Iluminação, Têxteis e Utensílios.

A competição é uma das mais tradicionais e prestigiadas do segmento no país, sendo realizada desde 1986.

Na categoria Mobiliário o primeiro lugar ficou com a Cadeira C66, de José Machado. A produção é da Carbono Design. A cadeira C66 foi criada para ser uma peça de linguagem minimalista, neutra e com linhas curvas que garantam extremo conforto. Inspirada em uma camiseta regata, na qual os ombros ficam aparentes, sua capa removível deixa as junções metálicas à mostra e faz da junção dos tubos de aço o seu charme.

 

Na categoria Mobiliário o primeiro lugar no Prêmio Design MCB ficou com a Cadeira C66, de José Machado. A produção é da Carbono Design

 

No segundo lugar, empatados, ficaram a Poltrona Celine, de Jader Almeida (Sollos), e a Cadeira Serelepe, de Indio da Costa (A.U.D.T.). O conceito da Poltrona Celine está baseado na ideia de “braços abertos”, explica o profissional. Com formas orgânicas, a peça é elegante e traz linhas contínuas. A cadeira Serelepe, por sua vez, oferece um perfil dinâmico, compacto e confortável para o dia a dia. Disponível para uso interno e externo, é empilhável e está disponível em várias cores. A cadeira suporta até 154 kg e possui certificação do INMETRO.

 

Poltrona Celine, do designer Jader Almeida para a Sollos. Segundo lugar no Prêmio Design MCB 2017 Cadeira Serelepe, de Guto Indio da Costa (A.U.D.T.). Segundo lugar no Prêmio Design MCB 2017

 

O júri concedeu ainda Menção Honrosa para o Cadeirão Click (Noos) e as Prateleiras Linha Espaço (Metaltru). Desenvolvido pelo casal Karina Schrappe Sucre e Eduardo Sucre, o Cadeirão Click é fabricado com multilaminado de madeira. A peça tem design moderno e traz a criança para a mesa, junto com a família.

Já a Linha Espaço, que propõe uma nova linha de prateleiras em aramado, é assinada pelo escritório Grupo Criativo. A autoria é de Rodrigo Cesar Leme Silva, Juliano Gheno, Lucas Couto, Thiago Viana, Renata Guedes e Jéssica Pureza.

 

Menção Honrosa para o Cadeirão Click (Noss) no Prêmio Design MCB. Peça é do casal Karina Schrappe Sucre e Eduardo Sucre Prateleiras Linha Espaço, da Metaltru, propõe prateleiras em aramado, e é assinada pelo escritório Grupo Criativo

 

Na linha de protótipos para mobiliário, dois produtos receberam Menção Honrosa: Banco Versa, de Isabela Raposo; e o Criado-Mudo Echo, de Eduardo Babo Correia Pinto.

 

Prêmio Salão Design 2017. Versa – desenho de Isabela Fraga Raposo

 

Criado-Mudo Echo, de Eduardo Babo Correia Pinto. Menção honrosa no Prêmio Design MCB

 

Obras premiadas

Entre as publicações premiadas está o livro Marcenaria Baraúna – móvel como arquitetura. Com o primeiro lugar na categoria Trabalhos Escritos, a obra é assinada por Mina Warchavchik Hugerth, Ethel Leon, Frederico Duarte e Mariana Wilderon.

O livro, pela Editora Olhares (2017), conta a história da marcenaria fundada em 1987 pelos arquitetos Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki. A empresa é uma das iniciativas mais longevas e representativas do Brasil na criação e produção de móveis de design autoral. A dpot é representante exclusiva dos móveis de linha da marca. Veja mais detalhes do livro aqui.

A biografia da dupla de designers Leonardo Lattavo e Pedro Moog, à frente da Lattoog, também foi premiada pela MCB. Com 176 páginas ilustradas, eles contam a trajetória da parceria que começou em 1998 como um exercício de criatividade. Também publicado pela editora Olhares, a obra foi escrita pela jornalista Mara Gama.

 

Entre as publicações premiadas está o livro Marcenaria Baraúna - móvel como arquitetura e a biografia da da dupla de designers Leonardo Lattavo e Pedro Moog, à frente da Lattoog

Lista de vencedores Prêmio Design MCB

No site do Museu da Casa Brasileira é possível ver a lista completa de produtos e projetos premiados, incluindo as categorias de construção, iluminação, têxteis, transporte, eletroeletrônico e utensílios. Também constam os títulos premiados em trabalhos escritos e não publicados. Confira em www.mcb.org.br.

Na categoria Construção, por exemplo, o primeiro lugar foi para a torneira UP&DOWN. A peça leva assinatura de Marcio Kogan, Mariana Ruzante e Diana Radomysler, com produção da italiana CEA Design. A Ducha Higiênica Despressurizada, da Deca, levou o segundo lugar. O lançamento é assinado por Pedro Martins, Regis Carvalho Romera e Caio del Giorno Vasone. E a Coleção Escamas, de Marcelo Rosenbaum e o Fetiche (Paulo Biacchi e Carolina Armelli) para a Santa Luzia, ficou com o terceiro lugar.

 

Coleção Escamas, de Marcelo Rosenbaum e o Fetiche (Paulo Biacchi e Carolina Armelli) para a Santa Luzia, ficou com o terceiro lugar no Prêmio Design MCB

 

Prêmio Design MCB

O prêmio é dividido em dois momentos: Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Neste ano, os trabalhos do Prêmio Design MCB foram coordenados por Marcelo Oliveira e Milene Soares Cara, doutores em Arquitetura e Urbanismo, e Cibele Taralli, doutora em Estruturas Ambientais Urbanas.

Todos os produtos e publicações premiados, além dos selecionados pelo júri, ficarão expostos no Museu a partir de 11 de novembro. Nesta data também acontece a abertura da mostra do 31º Prêmio Design MCB, em São Paulo (SP). A visitação ficará aberta ao público até o dia 15 de janeiro de 2018. O Museu abre de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada aos finais de semana e feriados é gratuita.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Be Brasil reúne designers brasileiros em Milão

    Indústria

    Be Brasil reúne designers brasileiros em Milão

    View more
  • Os “planos” de Guto Indio da Costa

    Arquitetura - Design

    Os “planos” de Guto Indio da Costa

    View more
  • Prêmio Design MCB: inscreva seu projeto

    Design

    Prêmio Design MCB: inscreva seu projeto

    View more
  • Anos 80: surge o design assinado

    Design

    Anos 80: surge o design assinado

    View more