Arquitetura

Domus: Prêmio internacional de restauração na Itália

Início do texto

Resgatar o passado, conservando suas histórias, ao mesmo tempo em que agregamos valor ao projeto. A premissa, válida para inúmeros projetos de móveis e interiores, também chega ao mercado de arquitetura. O Departamento de Arquitetura da Universidade de Ferrara, na Itália, e Fassa Bortolo, por meio de uma premiação internacional, dão visibilidade a projetos contemporâneos de restauração e recuperação.

Em sua sexta edição, o Prêmio “Domus Restoration and Preservation” visa dar visibilidade a projetos de restauração contemporânea e também de renovação. A competição é dirigida a arquitetos, grupos de trabalhos temporários, escritórios de arquitetura e engenharia, e empresas de construção. A proposta é valorizar todos os profissionais e empresas que participaram da realização do projeto.

De acordo com a organização, o prêmio total desta edição é de 10 mil euros. O primeiro lugar fica com cinco mil euros e uma medalha de ouro. O restante é divido para os outros dois colocados, incluindo uma medalha de prata.

 

Em sua sexta edição, o Prêmio “Domus Restoration and Preservation” visa dar visibilidade a projetos de restauração contemporânea e de renovação

 

Prêmio Domus de Restauração e Preservação

O prêmio elege os projetos que melhor interpretam os princípios de preservação de acordo com um método claro e científico, além de ser coerente com as tendências atuais de restauração. O prazo final para inscrição no Prêmio Domus 2017 vai até o dia 30 de novembro de 2017. Já o envio digital, com os painéis da obra, deve ser feito até o dia 15 de dezembro de 2017.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do prêmio. A página oferece detalhes de inscrição, prazos, uma relação das principais dúvidas e área de contato.

A arquiteta Ana Carolina Vianna Bigarella, que atua na Universidade de Ferrara, explica que o prêmio é dedicado a obras concluídas, em conformidade com princípios da sustentabilidade e da qualidade arquitetônica. A adequação ao Sistema Integrado Fassa Bortolo ou de sistemas conectados a ele também são considerados.

Abaixo, links úteis para arquitetos, escritórios e empresas interessados em participar do Prêmio.

Edital VI Edição Domus 2017 (em inglês)

Brochura de Obras – Prêmio 2015

Módulo de Inscrição – Obras realizadas 2017

 

Em 2015, o projeto de restauração do edifício do Instituto de Arquitetos do Brasil ganhou a medalha de prata no Premio Restauro

 

Restauração IAB São Paulo

Em 2015, o projeto de restauração do edifício do Instituto de Arquitetos do Brasil ganhou a medalha de prata. O trabalho foi conduzido pelo arquiteto Silvio Oksman, do escritório Oksman Arquitetos Associados, de São Paulo (SP). Veja mais detalhes da atuação do IAB São Paulo.

Embora parcial, a restauração teve o efeito de interromper um processo de decadência avançado, mas também reativar o interesse no edifício. O design foi progressivamente refinado com base em estudos de coleta de informações. Segundo a equipe, eles revelaram as formas inesperadas e materiais da estrutura original, todos rigorosamente respeitados. O edifício original foi construído por uma equipe de arquitetos liderada por Rino Levi, em 1946.

 

Parcial, a restauração do IAB São Paulo teve o efeito de interromper um processo de decadência avançado, mas também reativar o interesse no edifício

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • AsBEA vai premiar projetos arquitetônicos

    Arquitetura

    AsBEA vai premiar projetos arquitetônicos

    View more
  • Design de interiores acessível. É viável?

    Arquitetura

    Design de interiores acessível. É viável?

    View more
  • O impacto da arquitetura emocional sobre as marcas

    Arquitetura - Design

    O impacto da arquitetura emocional sobre as marcas

    View more
  • ArchDaily Building: projeto brasileiro vence

    Arquitetura

    ArchDaily Building: projeto brasileiro vence

    View more