Marcenaria

Raukantex: Ferramentas para aplicação de fitas de borda

Início do texto

Deixe os estiletes no passado! Ainda bastante utilizados para se trabalhar com fitas de borda na marcenaria, a técnica demanda tempo, atenção e habilidade do profissional. Fatores que podem tornar o trabalho dispendioso e os resultados nem sempre satisfatórios, principalmente na hora de garantir um acabamento homogêneo. Não custa lembrar que fitas de borda mal aplicadas acabam destoando das superfícies do mobiliário. Para evitar esse tipo de problema há ferramentas manuais que facilitam e padronizam a aplicação dessas bordas. É o que oferece a linha Raukantex, da REHAU.

Atuante no fornecimento de fitas de borda e outras soluções à base de polímeros para a indústria moveleira, a empresa utilizou sua expertise na área para desenvolver equipamentos que auxiliam marceneiros a alcançarem melhor performance. Seja destopando, refilando ou dando acabamento. Apesar de serem desenvolvidas pela REHAU, as ferramentas Raukantex podem ser utilizadas na aplicação de diferentes fitas de borda disponíveis no mercado.

 

Linha Raukantex surge para poupar tempo e esforço dos marceneiros. Objetivo é oferecer conforto, segurança e estabilidade no manuseio das fitas de borda

 

Cortes precisos e acabamento homogêneo

A linha Raukantex surge para poupar tempo e esforço dos marceneiros. Objetivo também é oferecer conforto, segurança e estabilidade no manuseio das fitas de borda. Com isso, a aplicação ocorre de maneira rápida, constante e uniforme. São esses padrões que permitem a homogeneidade entre as bordas e a superfície dos painéis, agregando valor ao móvel. Afinal, quem busca por uma marcenaria, procura por projetos exclusivos, com atenção aos detalhes.

“Essas ferramentas fazem pouco ruído e agilizam bastante os processos, o que já traz uma série de vantagens. O principal destaque, porém, se dá pela superioridade do resultado final”, pontua o gerente de engenharia e aplicação da REHAU, Ronlad Welzel. “Muitas pessoas sequer saberiam dizer a diferença entre o acabamento alcançado por meio das ferramentas manuais Raukantex e a de móveis feitos de maneira automatizada”.

Esse resultado fica mais evidente ao se trabalhar com fitas consideradas grossas, como as de 1 mm. Welzel explica que convencionalmente fitas de borda mais grossas são refiladas por tupia elétrica ou finalizadas com uma lima. Processos que deixam marcas de fresas ou beiradas mal acabadas. “Este tipo de processamento dispende muito tempo e dificilmente é possível se manter uma geometria uniforme”, comenta.

Com as ferramentas da linha, a empresa afirma que o refilo é realizado com equipamentos apropriados, que combinados ao raspador garantem um raio uniforme e de cor homogênea ao final dos processos. “O brilho e a tonalidade da fita de borda são realçados. Esses são fatores muito importantes para se manter a conformidade entre os painéis e as bordas”, completa o gerente.

Ferramentas manuais Raukantex

As ferramentas manuais da linha Raukantex atendem diferentes necessidades, de peças individuais a pequenas produções. Elas podem processar fitas de borda de até 3 mm de espessura, e até 50 mm de largura. Ainda segundo a REHAU, com baixo ruído e alta qualidade de acabamento. Ao todo, 18 ferramentas fazem parte da linha, sete delas já estão disponíveis no Brasil (confira lista abaixo). Os produtos podem ser encontrados em revendas parceiras da marca em todo o País.

 

RC 21E – Destopador Manual

Permite um corte limpo e com qualidade em todos os cantos do painel. Assim, não há necessidade de realizar outro procedimento para o acabamento. É equipado com duas lâminas para recortar PVC, melamina, poliéster, laminado, entre outros materiais com espessura de até 0,6 mm.

 

RC 21E – Destopador Manual. Permite um corte limpo da fita de borda e com qualidade em todos os cantos do painel.

 

RC 321S – Destopador Corte Zero

O modelo é indicado para cortar o excesso de fitas de borda de até 45 mm de largura e 3 mm de espessura nas duas extremidades do painel. Assegura um corte limpo e exato, evitando danificar a fita de borda já colada. O sistema do destopador e as lâminas (que podem ser afiadas) permitem o corte da fita sem esforço e com um ângulo preciso de até 60º.

 

RC 321S – Destopador Corte Zero. Modelo é indicado para cortar o excesso de fitas de borda de até 45 mm de largura e 3 mm de espessura nas duas extremidades

Opções para refilamento manual

AU 93 – Refiladora manual

O produto corta simultaneamente os dois lados das fitas de borda de até 0,45 mm de espessura e dos painéis de até 40 mm de largura. Para larguras maiores, porém, pode ser usado um dos lados da refiladora de maneira independente. Ela ainda possui lâminas resistentes e com longa vida útil, de acordo com a fabricante, que podem ser facilmente substituídas após o desgaste.

 

AU 93 - Refiladora Manual. Ferramenta corta simultaneamente os dois lados das fitas de borda de até 0,45 mm de espessura e dos painéis de até 40 mm de largura

 

MET 03 – Refiladora manual

Contando com uma base grande para garantir um manuseio com refilo firme, estável e sem esforço, essa refiladora manual é ideal para fitas de borda com até 3 mm de espessura.

 

Refiladora Met 03, da linha Raunkantex, é ideal para fitas de borda com até 3 mm de espessura

 

RTS03 – Lâmina Refiladora de raio

Proporciona um acabamento profissional e retira resíduos de cola e rebarbas. Pode ser utilizada para refilar topos retos ou curvos. Sendo indicada para refilo de raios de 1 mm; 1,5 mm; ou 2 mm. Feita em aço tratado de alta dureza, a lâmina possui revestimento micrométrico dos poros, o que evita a oxidação.

 

RTS03 - Lâmina Refiladora de raio da linha Raukantex pode ser utilizada para refilar topos retos ou curvos

 

RC02 – Plaina interna e externa (r=2)

A plaina interna e externa de lâmina reta da REHAU é adequada para refilar um raio de borda em curvas de cantos internos. Também é indicado para arredondar o canto entre a fita de borda e o painel.

 

RC02. A plaina interna e externa de lâmina reta da REHAU é adequada para refilar um raio de borda em curvas de cantos

 

PT 15 Finisher

Como o próprio nome sugere, o Raukantex Finisher deve ser usado após o refilo e o acabamento. Contando com um exclusivo pano de sisal, o produto é indicado para o polimento das fitas de borda e para a remoção das imperfeições causadas durante o processamento delas.

 

Raukantex Finisher deve ser usado após o refilo e o acabamento das fitas de borda

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Fitas de borda Premium ajudam a diferenciar móveis

    Marcenaria - Indústria

    Fitas de borda Premium ajudam a diferenciar móveis

    View more
  • Inovações no design de móveis e ambientes

    Arquitetura - Indústria

    Inovações no design de móveis e ambientes

    View more
  • Fitas de borda: acerte na escolha

    Marcenaria - Rehau

    Fitas de borda: acerte na escolha

    View more
  • Acabamento em móveis de marcenaria

    Marcenaria

    Acabamento em móveis de marcenaria

    View more