Design

Renata Rubim apresenta novas coleções

Início do texto

O design de superfícies, marca registrada do trabalho de Renata Rubim, está presente nas novas coleções assinadas pela designer. A partir dos seus estudos, ela criou uma linha contemporânea de estampas e desenhos para tecidos, tampos de mesa e biombos para a Versado – Home and Living. Com 11 produtos, a coleção é denominada Versado Surfaces. E da parceria com a loja SM Concept nasceu a coleção Urbana de papéis de parede – inspirada em elementos arquitetônicos e urbanos.

“A importância e a utilidade do design de superfícies vão muito além da função estética. Através dele, é possível criar uma identidade visual, trabalhar texturas ou mesmo definir a personalidade de objetos”, afirma. Carioca radicada em Porto Alegre (RS), Renata Rubim é designer de superfícies e consultora de cores. Hoje, além da parceria com diversas marcas, comanda o escritório que leva seu nome, além de ministrar palestras e cursos.

 

Para Renata Rubim, tecidos podem transformar uma decoração sem exigir grandes investimentos e reformas no espaço

Para a loja Versado, Renata Rubim criou uma linha de tecidos, de tampos de mesa produzidos em Corian e de biombos em madeira

 

Versado Surfaces por Renata Rubim

Para a loja Versado, que atua com canal de e-commerce, Renata criou uma linha de tecidos, de tampos de mesa produzidos em Corian e de biombos em madeira. Nos desenhos, destacam-se linhas com traços e diferentes grafismos. Segundo a profissional, eles têm como característica principal a versatilidade e a atemporalidade. “A proposta era levar soluções criativas tanto para ambientes residenciais quanto corporativos”.

A designer explica ainda que nessa coleção alguns elementos foram pensados para serem compostos em conjunto e compor layouts com os diferentes produtos. “O conceito básico foi que os tampos de Corian, apropriados para ambientes públicos, por serem de ótima higienização, sejam usados em cafés e restaurantes, etc. Nesse sentido, os tampos possibilitam arranjos bem interessantes e conversam com os tecidos. Estes, por sua vez, conversam com os biombos”.

Renata acrescenta que quando pensou em atemporalidade, teve o cuidado da linguagem não ser ‘datada’. “E espero que tenha conseguido. Gostaria que, assim como no ‘bom design’, os produtos não sejam datados ou considerados da década X ou Y. Com os papéis de parede, a ideia á a mesma”.

 

Nos desenhos dos biombos, destacam-se linhas com traços e diferentes grafismos

 

Coleção Urbana – Papéis de parede

Os papéis de parede desenhados para a SM Concept têm clara inspiração em elementos arquitetônicos e urbanos. Segundo Renata Rubim, a infância no Rio de Janeiro a marcou profundamente com a arquitetura modernista e as calçadas icônicas. Os desenhos, com extrema leveza, buscam levar um pouco dessa brasilidade aos ambientes. A coleção apresenta três modelos – esquinas, quadras e venezianas – com variações de cores.

 

Os papéis de parede desenhados por Renata Rubim para a SM Concept têm clara inspiração em elementos arquitetônicos e urbanos

 

Em 2017, a designer já havia lançado uma coleção de tapetes inspirada nesses mesmos elementos. Conceito Múltiplos é composta por módulos que se compõem e podem se ajustar a vários espaços e ambientes. Nesse caso, a linha foi desenvolvida em parceria com a Espaço do Piso e Fernanda Maitelli Brandão.

Os tapetes chamam a atenção ainda pelas cores e desenhos geométricos, com fabricação em teares artesanais com urdume simples. A fabricação é personalizada e de acordo com a encomenda do cliente, que pode escolher um ou mais dos sete desenhos para criar um produto customizado.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Renata Rubim: história em azulejos de madeira

    Arquitetura - Design

    Renata Rubim: história em azulejos de madeira

    View more
  • Interzum 2017: Como viveremos amanhã?

    Indústria

    Interzum 2017: Como viveremos amanhã?

    View more
  • Cores metalizadas nos projetos de marcenaria

    Marcenaria - Indústria

    Cores metalizadas nos projetos de marcenaria

    View more
  • Vinicius Siega: design sem excessos e em equilíbrio

    Design - Indústria

    Vinicius Siega: design sem excessos e em equilíbrio

    View more