Indústria, Marcenaria

Ritmos: Colorido generoso nos móveis e interiores

Início do texto

As tendências no mercado de decoração podem ir e vir, mas, quando aplicadas, devem refletir a personalidade dos seus moradores. Com isso, cresce a importância do poder transformador das cores nos móveis, painéis de madeira e interiores. Em Ritmos, uma das quatro macrotendências levantadas pela Eucatex em seu estudo sobre grupos de comportamento de consumo no Brasil, isso fica evidente na utilização de cores tropicais, madeiras rústicas e bem naturais.

Para Luisa Prieto, gerente de Produto da fabricante de painéis, a divisão em quatro macrotendências possibilita chegar no desejo do consumidor. “É quase como se pudéssemos falar com cada um. Porque, independentemente da idade ou do estilo de vida, com as coleções atuais é possível encontrar uma composição que agrade.”

O estudo da Eucatex, feito em parceria com a consultoria Tendere, capturou o gosto coletivo dentro de quatro grupos. Eles foram batizados como Grafite Game, HiChic, Povos do Sol e Ritmos. “Essa visão atende as diferentes formas do ‘morar’ brasileiro e também nos ajudou a compor uma cartela de painéis de madeira para móveis e interiores pensando nesses diferentes perfis”, acrescenta Luisa.

Conheça mais detalhes do estudo no post – O morar traduzido em painéis de madeira.

 

Padrões rústicos, referências naturais, gosto pelo excesso e pelas cores alegres e tropicais são características do grupo de consumo Ritmos

 

Ritmos – Orgulho das raízes populares

Cores alegres, referências naturais, raízes populares e uma perspectiva artesanal para a decoração. Essas são algumas das motivações presentes no gosto coletivo do grupo de consumo Ritmos. “Esse público não tem medo de excessos e do colorido generoso nas suas residências”, conta Luisa Prieto.

Esse lifestyle, inclusive, é de fácil assimilação no Brasil. A diferença fica pela incorporação do gosto latino urbano, expresso na saturação das cores levemente “empoeiradas” e naturalidade dos elementos. A ideia dessa decoração, explica a Eucatex em seu estudo, está expressa nas ruas de pedra e casas coloniais. Paraty (RJ) e o “centro velho” das cidades mais antigas do País representam a proposta. Na cena internacional, Havana, capital de Cuba, é o marco desse movimento. Em geral, o público dessas localidades cultiva interesse pela tradição e esse ar retrô.

Luisa lembra que vale a pena investir numa paleta rica de cores. Como exemplo, ela cita um ambiente que combina os painéis BP Arenato Rústico, Lacca AD Tangerina e Fumê. Neste caso, você tem uma madeira que se destaca pelas marcas do tempo, em combinação com uma cor estimulante e vibrante, e a neutralidade do Fumê. “Você cria um espaço ideal para estimular o contato social e a vida”, descreve.

A WGSN é mais uma consultoria que aponta um fascínio crescente por tons vibrantes e artesanato na decoração. “Os tons vibrantes também entram em misturas gráficas e tecidos, com detalhes bordados, aparas e efeitos de patchwork. As referências são globais e trazem temas diversos”. O objetivo, cita um dos relatórios da marca, é refletir a personalidade do morador e dar vida aos ambientes.

 

Estudo da Eucatex capturou o gosto coletivo dentro de quatro grupos de consumo. Eles foram batizados como Grafite Game, HiChic, Povos do Sol e Ritmos

 

Decoração pode ter diferentes propostas

Luisa Prieto explica ainda que no grupo de consumo Ritmos diferentes propostas de painéis podem se conectar. “Esse diálogo permite encontrar um equilíbrio muito grande entre o desejo dos consumidores e a possibilidade de compor novos móveis e interiores com painéis de MDF”.

Para um ambiente alegre, vale combinar cores marcantes como o Lacca AD Vermelho Scarlate com uma madeira mais rústica. O painel BP Matt Plus Toulouse OAK é uma boa indicação, com seus veios assimétricos e rusticidade natural.

Também é possível criar um ambiente de clima bucólico e ao mesmo tempo contemporâneo. Nesse caso, a Eucatex sugere outra composição de painéis. No projeto abaixo, tons contrastantes são combinados ao ar retrô do rosa e um revestimento de ladrilhos hidráulicos. Os painéis madeirados são o BP Matt Plus Legno Crema e Lacca AD Ébano Exotic. A tonalidade rosa é oriunda do painel Lacca Cetin Rosa.

 

Os painéis madeirados são o BP Matt Plus Legno Crema e Lacca AD Ébano Exotic. A tonalidade rosa provém do painel Lacca Cetin Rosa

 

Os profissionais interessados em conhecer outras possibilidades de composição dos painéis podem baixar o novo catálogo da marca. Ilustrativo, objetivo e de fácil assimilação, o material traz 16 ambientes, e outras inspirações, com as possibilidades de combinação da linha de MDF. Os acabamentos, cartela de cores completa e padrões também estão presentes.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Projete ambientes e móveis seguindo macrotendências

    Arquitetura - Indústria

    Projete ambientes e móveis seguindo macrotendências

    View more
  • Eucatex: O morar traduzido em painéis de madeira

    Comportamento - Indústria

    Eucatex: O morar traduzido em painéis de madeira

    View more
  • Painéis Lacca Cetin: cores exclusivas em seus projetos

    Arquitetura - Marcenaria

    Painéis Lacca Cetin: cores exclusivas em seus projetos

    View more
  • Concreto e madeira: combinação perfeita em painéis

    Marcenaria - Indústria

    Concreto e madeira: combinação perfeita em painéis

    View more