Arquitetura, Marcenaria

Revista Morar Bem coloca ‘regionalidade’ em pauta

Início do texto

A criação de espaços de refúgio nas residências, hotéis e estabelecimentos comerciais fortalece a necessidade de criar zonas de bem-estar. Ou seja, os projetos precisam respeitar individualidades, conectar aspectos naturais e sustentáveis, além de revestimentos e móveis que propiciem diferentes sensações. Para alcançar esse resultado, possibilidades de combinação não faltam aos arquitetos, designers e fabricantes de móveis. É o que mostram as reportagens da segunda edição da revista Morar Bem, do Grupo Eucatex.

A publicação oferece conteúdo informativo sobre a marca e ações do mercado de interiores e marcenaria. A Eucatex atua na produção de painéis de madeira e no mercado de tintas, divisórias, pisos, portas e rodapés.

CLIQUE AQUI para acessar a versão digital e acompanhar as próximas edições.

 

A segunda edição da revista Morar Bem, publicação da Eucatex, já está online. As cores e os temas regionais brasileiros são o foco das novas tendências apresentadas no mercado

 

Revista Morar Bem: cores na decoração

“Você pode ter inspirações globais, mas é preciso entender as particularidades de um país continental como o Brasil”, explica Andrea Krause. Por isso, acrescenta a gerente de Marketing da Eucatex, diversos profissionais buscam cores e temas regionais brasileiros ao criar ambientes ou projetos de mobiliário.

Essa atenção às tendências nos lares brasileiros está presente na reportagem “Povos do Sol”. O conceito dá nome a um dos quatro grupos de consumidores que impactam os rumos da decoração, segundo a fabricante de painéis. O movimento Povos do Sol foi identificado no estudo “Tendências do Morar”, já apresentado no Habitus Brasil.

 

O diálogo de referências regionais e globais para criar ambientes foi uma aposta do arquiteto e urbanista Marçal Barros

 

O diálogo de referências regionais e globais para criar ambientes foi uma aposta do arquiteto e urbanista Marçal Barros. O profissional apresenta o espaço Bangalô de Serra, presente na CasaCor Ceará 2017, nessa edição da revista Morar Bem. Com arquitetura inspirada nos chalés suíços, o projeto foi pensado para uma casa de veraneio na região serrana. Entre as escolhas para o projeto, destaca-se a combinação de tons madeirados e painéis da linha Lacca Cetin, da Eucatex. Entre eles estão os padrões Verde Noronha, Fumê, Azul Arquipélago e Rosa.

Segundo a publicação, após anos de tons nudes, o mercado também está redescobrindo as cores. A proposta vai ao encontro da chegada de um novo neutro na decoração, conforme sugere a seção “Tendências em Painéis”. Para a Eucatex, o tom esmaecido do Verde Noronha é uma das cores chave para 2018 e os próximos anos. “Da madeira natural, ao tom médio ou mais escuro, é possível criar uma linda paleta de cores”, aponta Luisa Prieto, gerente de Produto. Como exemplo, ela cita combinações do padrão com os painéis Elmo Macciato, Carvalho Canela, Legno Crema e Castanho Bronze.

 

Lounge de Eventos traz conceitos de volumetria, cores e luzes, destacando o portfólio das linhas MDF Lacca AD e Lacca Cetin da Eucatex

 

Personalização para se diferenciar no mercado

Os elementos regionais e as cores também estiveram presentes no Lounge de Eventos (foto acima), na CasaCor Espírito Santo 2017. Louise Azevedo, Roberta Gagliano e Sillas Nickel, vencedores do desafio Archaton, se inspiraram na região portuária de Vitória (ES). Ao simular a vista área de containers, o projeto trabalhou conceitos de volumetria, cores e luzes. Para isso, os profissionais apostaram nas linhas MDF Lacca AD e Lacca Cetin da Eucatex.

A segunda edição da revista Morar Bem mostra também como a linha alto brilho pode ser explorada no ramo hoteleiro. O escritório Vidal & Sant’Anna Arquitetura, utilizou padrões como Amarelo Gema, Acquamarina, Tangerina, Verde Esmeralda e Vermelho Scarlate nos empreendimentos da rede Adágio e Mercure.

 

A Idealize Ambientes Planejados, de Fortaleza (CE), explica como atende o mercado de alto padrão com cores e móveis sob medida

 

Conhecimento na marcenaria

O aspecto artesanal e o feito à mão, que colocam os móveis como objeto de desejo, também são citados por Fernando Jaeger como diferencial. Para ele, é possível ter um desenho sem excessos e que valoriza técnicas da marcenaria no mobiliário contemporâneo. Ainda que essa peça seja produzida em série. O profissional é um dos entrevistados da Revista Morar Bem e fala de empreendedorismo, design e linha criativa.

As ações no campo de marcenaria também receberam destaque com duas reportagens. A Idealize Ambientes Planejados, de Fortaleza (CE), explica como atende o mercado de alto padrão com cores acetinadas e padrões alto brilho, entre outros detalhes. Já Newton Guimarães, gestor da DataMkt Construção, diz como marceneiros podem usar dados da construção civil para prospectar oportunidades. “Esse mercado revela dados que podem impactar o presente e o futuro”, afirma. A personalização, aliás, é um dos pontos altos para alcançar diferenciação no mercado sob medida.

 

Povos do Sol é uma das tendências que tem base na cultura regional do país. Conheça painéis de MDF para compor móveis e interiores

  • 69
  • 8
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Painéis Lacca Cetin: cores exclusivas em seus projetos

    Arquitetura - Marcenaria

    Painéis Lacca Cetin: cores exclusivas em seus projetos

    View more
  • Morar Bem: Conheça a revista da Eucatex

    Marcenaria - Indústria

    Morar Bem: Conheça a revista da Eucatex

    View more
  • Arauco lança linha Trend na Casa Cor Paraná

    Arquitetura - Marcenaria

    Arauco lança linha Trend na Casa Cor Paraná

    View more
  • Novidades da Duratex estão na Casa Cor

    Arquitetura - Marcenaria

    Novidades da Duratex estão na Casa Cor

    View more