Design, Indústria

Stockholm Furniture desponta no circuito europeu

Início do texto

A sobriedade e sofisticação escandinava têm inspirado movimentos de lifestyle e décor ao redor do mundo. Termos como hygge, japandi, wabi sabi, còsagach e lagom marcam essa proposta. Em resumo, promovem uma existência simples, consciente e esteticamente prazerosa para obter felicidade. Natural, portanto, que os olhos do mercado se voltem para a região. O que também eleva a expectativa em torno da Stockholm Furniture & Light Fair, que ocorre entre 06 e 10 de fevereiro de 2018, na Suécia.

O evento é considerado o maior ponto de encontro entre marcas e designers da Finlândia, Noruega, Suécia, Islândia e Dinamarca. E abrange algumas das maiores referências quando o assunto é mobiliário e design de interiores. A expectativa sobre novos produtos e materiais para móveis, decoração e iluminação é alta, tanto para casas como para espaços públicos. Mas é a apresentação informativa e inspiradora que atrai muitos profissionais do mercado.

Paralelamente à Stockholm Furniture & Light Fair, ocorre ainda a Semana de Design de Estocolmo. A programação vai de 05 a 11 de fevereiro, e inclui mobiliário, moda, gastronomia e arquitetura. Ao todo, são mais de 100 ações relacionadas na capital sueca. E um detalhe! Visando a internacionalização do design brasileiro, o Projeto Raiz estará presente com criações de 18 estúdios nacionais.

 

Paralelamente à Stockholm Furniture & Light Fair, ocorre ainda a Semana de Design de Estocolmo

 

Stockholm Furniture ganha novo layout

Com foco na propagação internacional da feira, colocando-a em paridade com outras grandes feiras europeias, a organização da Stockholm Furniture trabalhou em uma nova segmentação e atrativos. “Nossa ambição é fazer de Estocolmo a vitrine natural do design escandinavo”, afirma Cecilia Nyber, diretora do evento.

A segmentação da feira foi simplificada por “mercados-alvo” em 2018, sendo dividida em três áreas. O objetivo é melhorar a experiência de compra dos visitantes e o retorno financeiro dos expositores. Nos halls A e B, o foco será em ambientes públicos e design. Enquanto no hall C, os visitantes encontrarão móveis e iluminação para ambientes residenciais. Os demais espaços serão dedicados para eventos paralelos e mostras especiais.

 

Ponto de encontro entre marcas e designers da Finlândia, Noruega, Suécia, Islândia e Dinamarca

 

Paola Navone – Convidada de Honra 2018

A italiana Paola Navone será responsável pela instalação do hall de entrada do Stockholmsmässan, onde o evento é realizado. Eclética, tem formação em arquiteta, design de produtos e interiores, e atua como diretora de arte e eventos. Intitulada Thammada (palavra tailandesa que significa “todos os dias”), a instalação incorpora a abordagem conceitual da artista – transformando acessórios e materiais cotidianos em algo especial. As coisas cotidianas, tecidos, objetos e móveis vindos de mundos diferentes são misturados em um ambiente amigável, pop e colorido.

 

A italiana Paola Navone será responsável pela instalação do hall de entrada da Stockholm Furniture

 

Valorização dos designers: Greenhouse e Design Studio Area

Área da feira dedicada aos recém-formados e escolas de design, a Greenhouse (estufa, em português) vai ocupar um espaço maior no hall C. O designer escocês Nick Ross fica a cargo da exposição Prologue. Ela visa destacar a importância do encontro entre designers e fabricantes. Outra novidade é o prêmio “Melhor Desempenho” para os participantes da iniciativa. A cerimônia de premiação será realizada dia 7 de fevereiro, na própria instalação.

A plataforma Design Studio Area, já realizada nos últimos dois anos, volta a ocorrer em 2018. Localizada no Hall B, ela é exclusiva para estúdios e pequenos produtores com pelo menos três anos de atuação. A ideia é apoiar as produções únicas ou em pequena escala desses designers e promover a diversidade da indústria.

 

Valorização dos designers: Greenhouse e Design Studio Area

 

Stockholm Design & Architecture Talks

Com o tema “Pensamento Visionário”, a Stockholm Furniture promove mais uma vez seu circuito de palestras e discussões sobre os caminhos do design e da arquitetura. Em 2018, o fórum de ideias, com diversos convidados, terá cinco dias para o intercâmbio de conhecimento.

 

O foco é mostrar o interesse crescente por materiais como madeira, metal, vidro e couro em produtos feitos à mão

 

Trend Exhibition 2018/19: EN-AW 6082

A exposição de tendências deste ano fica a cargo do renomado estúdio sueco Halleroed. Com uma temática bem interessante, Christian e Ruxandra Halleröd, vão explorar o real, o falso e o artesanal. O foco é mostrar o interesse crescente por materiais como madeira, metal, vidro e couro em produtos feitos à mão. Tendência, essa, que paralelamente faz emergir um novo cenário. Onde a escassez de matérias-primas, além de questões morais e ambientais, obriga as indústrias a desenvolverem materiais “fakes” – muito similares às referências “reais”.

O nome EN-AW 6082 é uma referência aos materiais da exposição, que tem apoio da Biblioteca de Materiais da Suécia. Fundada em 2005, esse é o principal fórum de conhecimento e inspiração do país, para atender arquitetos, designers e desenvolvedores de produtos. Entre os clientes estão IKEA, Scania, Electrolux e H&M.

 

Trend Exhibition 2018/19: EN-AW 6082 com o estúdio sueco Halleroed

 

Arquitetura democrática

Essa exposição debate como a arquitetura pode contribuir para uma sociedade democrática. A ideia é dialogar sobre o problema e criar uma linha de colaboração entre a feira Stockholm Furniture, arquitetos suecos, urbanistas e outras autoridades. De acordo com os profissionais envolvidos, “há muitos parâmetros a serem considerados ao construir um bairro: crianças, meio ambiente, infra-estrutura, etc”. No total, 34 empresas e instituições contribuem para a exposição.

 

Organização da Stockholm Furniture trabalhou em uma nova segmentação e atrativos na feira

 

PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA EM ESTOCOLMO

A mostra itinerante do Projeto Raiz, que incentiva a internacionalização do design brasileiro, estará na Suécia. De 06 a 28 de fevereiro, o trabalho de 18 estúdios e profissionais será exposto na galeria de arte Alma Gallery. A ação integra o circuito oficial da Semana de Design de Estocolmo.

Participam dessa edição: Alessandra Delgado, Aristeu Pires, Carol Gay, Cristiano Valle, estudiobola, Gustavo Martini, Guto Indio da Costa, ITENS por Ana Neute, Jader Almeida, Leo Romano, Marta Manente, NDT Design, Noemi Saga, Paulo Alves, Plataforma 4, Ronald Sasson, Sergio Fahrer e Jack Fahrer, e studiopoli.

Esta é a terceira investida no mercado europeu, depois de ações na Itália e França. A presença em solo sueco prevê ainda palestras dos designers Camila Fix (Plataforma 4), Gustavo Martini e Ricardo Rodrigues (NDT Design). Eles apresentarão um panorama das suas carreiras e principais criações. Edson Busin, diretor de comunicação do Sindmóveis, também integra a comitiva. Além de destacar o valor dos profissionais brasileiros, ele fará convites para visitação da feira Movelsul Brasil, em março deste ano.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

  • Stockholm by Ikea: vida calma, natural e serena

    Indústria

    Stockholm by Ikea: vida calma, natural e serena

    View more
  • Feiras europeias: Aberta a temporada 2018

    Tendências

    Feiras europeias: Aberta a temporada 2018

    View more
  • Marta Manente: design, técnica e inspiração

    Design

    Marta Manente: design, técnica e inspiração

    View more
  • Design brasileiro na ICFF 2017, nos EUA

    Design - Indústria

    Design brasileiro na ICFF 2017, nos EUA

    View more