Indústria, Marcenaria

Tendência: aço escovado nos móveis de cozinha

Início do texto

Até recentemente, o uso de metal nas cozinhas era reservado para acessórios, puxadores, produtos de iluminação e, claro, eletros e utensílios. Agora, no entanto, a fabricação de móveis ganha um novo elemento: o aço escovado. Sim, o metal de aspecto fosco está começando a fazer incursões em armários, bancadas e acabamentos, como em fitas de borda. Com seu próprio atrativo visual, o produto incorpora o estilo industrial na decoração, adicionando uma aparência comercial para a cozinha doméstica.

Os lofts urbanos e projetos que incluem características arquitetônicas expostas, como vigas de aço, paredes de tijolos e cimento queimado combinam com o toque do aço escovado. “As cozinhas ganham um aspecto moderno nesta proposta. Em especial, nos projetos que priorizam acabamentos de alto padrão e um design atemporal”, conta Maiquel de Carvalho, gerente de projetos da REHAU no Brasil.

É notório que arquitetos, fabricantes e designers estão constantemente procurando novas maneiras de aliar função e beleza às cozinhas. Essa busca passa pela variedade de cores, formas, materiais e estilos de decoração. Além disso, os novos projetos incorporam um elemento de plano aberto, reforçando o apelo estético da cozinha.

 

Cozinhas ganham aspecto moderno com a superfície RAUVISIO Metal, que traz acabamento em aço escovado

 

Aço escovado é opção no estilo industrial

Buscando oferecer essa opção de produto ao mercado moveleiro, a REHAU investiu em uma nova tecnologia e apresenta a superfície RAUVISIO Metal. Ela incorpora o aspecto fosco e aparência de metal escovado, garantido pela cor Stainless Steel. O material, explica a companhia, não marca ao toque da mão e tem resistência a temperatura e aos raios UV. Isso significa que ele pode ser usado próximo a cooktops e fornos, sem que o produto amarele ou danifique.

Dentro dos projetos de interiores, o produto pode ser combinado a madeira, pedras e laca, por exemplo. A ideia é criar soluções sob medida. Além de incorporar o estilo industrial, o Rauvisio Metal permite compor projetos monocromáticos – outra tendência observada na cozinha. Sim, os tons cinza, preto e branco ganham espaço nos projetos. Essas cores podem funcionar em tonalidades variadas, seja em gabinetes inteiros, bancadas ou detalhes sutis.

“O metal escovado é um material esteticamente único e combina com projetos que valorizam a personalização. A ideia de incorporar materiais brutos na decoração, mas numa proposta refinada, é outro atrativo da superfície”, detalha Maiquel de Carvalho.

O profissional destaca que grandes marcas já incorporam o conceito em seus produtos, visando a criação de uma cozinha mais contemporânea. É o caso da Ikea, com frentes de portas personalizadas em aço escovado, e da italiana Ernestomeda. A marca, aliás, é uma das mais renomadas fabricantes de cozinhas no segmento moveleiro, com linhas assinadas e design high-end. Abaixo, em sequência, fotos dos móveis projetados por ambas.

 

A sueca Ikea dispõe de uma linha de frentes de portas personalizadas em aço escovado Steel Kitchen da italiana Ernestomeda. Fabricante criou uma cozinha moderna com acabamento de aço escovado

 

Superfície com aço escovado ou fosca

A REHAU explica que a superfície Rauvisio pode ser aplicada em portas de móveis, ilhas ou como revestimento de parede. A proposta é utilizar o material para criar exclusividade. Veja detalhes da aplicação neste post. “É importante que os profissionais de arquitetura e design tenham em mente que o RAUVISIO pode ser aplicado para remodelar projetos atuais. Porque não considerar os armários de cozinha com aço escovado?”, questiona o gerente de projetos.

Maiquel de Carvalho lembra que é possível mudar completamente o projeto da cozinha existente ao incorporar novas frentes de gabinete, por exemplo. A REHAU conta ainda com a linha RAUVISIO Sky, que traz outras sete cores com superfície super fosca. Nesta versão, o material oferece um toque aveludado. “Estamos vendo o estilo industrial se atualizar, ganhando um ar mais moderno e que incorpora novos materiais e acabamentos”, diz.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário para “Tendência: aço escovado nos móveis de cozinha

Matérias Relacionadas

  • Museu Ikea: História e lição de relacionamento

    Indústria

    Museu Ikea: História e lição de relacionamento

    View more
  • Rauvolet: portas de enrolar para móveis e food trucks

    Indústria

    Rauvolet: portas de enrolar para móveis e food trucks

    View more
  • Sicam 2017: novas tendências para o setor moveleiro

    Indústria

    Sicam 2017: novas tendências para o setor moveleiro

    View more
  • Poäng: Um ícone de 40 anos na IKEA

    Design - Indústria

    Poäng: Um ícone de 40 anos na IKEA

    View more