Comportamento, Tendências

As principais tendências de 2018, segundo o Pinterest

Início do texto

À medida que 2017 chega ao fim, já estamos olhando para os dias que virão no próximo ano. E o Pinterest acaba de revelar sua lista de 100 previsões de tendências de 2018! O relatório da rede social, denominado Pinterest 100, está em sua quarta edição e traz um compilado das principais buscas dos usuários em diferentes áreas de interesse.

Para chegar às tendências, a plataforma mapeou os elementos que os usuários estão procurando e salvando. Ou, na língua do Pinterest, pinando! São categorias como Decoração, Bem-Estar, Moda, Comida e Bebida, Viagens, Estilo, Pais e filhos, Celebrações e Hobbies.

 

Pinterest 100 – Tendências globais

No campo da decoração, segundo a plataforma, há mais de 14 bilhões de ideias relacionadas sobre o tema. Os pins nesta área também aumentaram 75% em relação ao ano passado. O relatório indica ainda que os usuários do Pinterest investem 27% a mais do seu orçamento em decoração do que quem não usa a rede social.

Os pins relacionados a Hobbies e interesses também alcançaram dados grandiosos nos últimos anos. Já existem mais de 100 bilhões de ideias e tutoriais relacionados. Com isso, fica fácil aprimorar uma habilidade ou se aprofundar no seu mais novo interesse. O Pinterest, aliás, indica que 73% dos pinners encontram dicas e truques para projetos de faça você mesmo.

 

No campo da decoração, segundo o Pinterest, há mais de 14 bilhões de ideias relacionadas. Dicas simples e práticas surgem como tendências de 2018

 

Tendências de 2018 na decoração da casa

Em Pinterest 100, a plataforma lembra: “Arquitetos ou designers de interiores dizem que decorar uma casa é algo muito pessoal que evolui ao longo do tempo. Essa noção de que a decoração nunca está pronta faz com que as pessoas voltem sempre ao Pinterest para buscar novas ideias e inspirações”.

O relatório destaca também que os usuários estão à procura de ideias de decoração simples e práticas, como pequenos toques de estilo. Mas há buscas por mudanças maiores e mais estruturais na decoração da casa. Vamos aos pins do segmento, lembrando que os dados percentuais de crescimento foram divulgados de forma absoluta pelo Pinterest.

 

 

  • Marmorite é o novo mármore. Esse tipo de revestimento da década de 70 voltou com tudo para decorar desde o saguão até o teto. Os pins de “marmorite” tiveram um aumento de 316%.

 

 

  • Teto decorado. Uma decoração no teto pode transformar completamente um ambiente com uma cor forte, um papel de parede diferente ou uma textura intrincada. Os pins com este assunto tiveram um aumento de 310%.

 

  • Móveis de marchetaria. Placas com grafismos transformam uma peça comum no destaque do ambiente, com toques maximalistas e padrões geométricos. Os pins sobre esse tema tiveram um aumento de 207%.

 

 

 

Outros assuntos pinados em decoração

  • Pisos de madeira estilizados. Revestimentos de parede e pavimentos em tons de cinza ou com um padrão de espinha de peixe, são versáteis, trazem mais dimensão e deixam qualquer espaço mais moderno. Os pins de “pisos de madeira espinha de peixe” tiveram um aumento de 131%.

 

  • As portas agora são o destaque. Uma porta da frente toda colorida ou um capacho com uma mensagem divertida é a nova maneira de receber seus convidados. Pins de “portas coloridas” tiveram um crescimento de 121% no Pinterest.

 

  • Vasos com marantas. Plantas para a casa, como a popular maranta, vão além do verde, com folhagens vibrantes e cores diferentes. Os pins de “plantas com estampas” tiveram um aumento de 533%.

 

  • Quadros grandes: Adeus aos espaços vazios! Pôsteres grandes, obras de arte e fotografias impressas estão em alta. Os pins sobre “decoração para paredes amplas” tiveram um aumento de 637% entre os usuários.

 

  • Verde acinzentado. Suavize um espaço com o verde sage, o novo tom neutro que vai bem em vários ambientes. Segundo o Pinterest, os Pins de “sage” tiveram um aumento de 170%.

 

Aproveite e veja como deixar seus interiores mais coloridos com nuances terrosas. As tendências de 2018 para cores também foram retratadas pelo Habitus Brasil em recentes posts. Leia mais: Pantone Ultra Violet e paleta para arquitetos e designers.

 

Pinterest 100 lista tendências de 2018 em categorias como decoração, moda, viagens e bem-estar

 

Tendências de 2018… mais previsões 

A lista de tendências de 2018 traz temas consolidados, mas há uma série de buscas emergentes e que estão atraindo a atenção das pessoas. Confira!

 

Bem-estar: o yin para o seu yang

O bem-estar vai além da dieta no Pinterest. Mente, corpo e alma estão integrados, e há dois bilhões de pins para provar isso. O aplicativo é usado para tudo, desde inspirações para exercícios físicos na academia até meditações rápidas em seu trajeto até o trabalho.

Os assuntos mais pinados nessa área são saúde intestinal, treino de força, purificador de ar, alongamento pós-treino e dicas para cabelos saudáveis. A lista prossegue com sérum de vitamina C, Tai Chi, receita de alimentos com óleos essenciais, cuidar de si mesmo e rolo para yoga.

 

O bem-estar vai além da dieta no Pinterest. Mente, corpo e alma estão integrados, e há dois bilhões de pins refletindo essas tendências de 2018

 

Pais e filhos: muita diversão para todas as idades

O Pinterest também elenca sugestões para os pequenos, visando inspirar pais e mães. Neste segmento, brinquedos de madeira aparecem em alta. O próprio Pinterest ressalta a ideia de experimentar itens mais naturais na caixa de brinquedos dos pequenos. Os pins de “brinquedos de madeira” salvos tiveram um aumento de 173%.

A lista de temas neste segmento, muito ligada aos campos do design e interiores, traz ainda outras tendências. Entre elas, pins relacionados a “quarto de bebê neutro” e “quarto do bebê moderno”.

Os demais assuntos em alta são: preparação para a chegada do bebê, decoração com pompons, cobertores pesados, cabanas, diário do bebê, adesivos de parede, roupas sustentáveis e colares de âmbar.

 

A coleção FLISAT de móveis e de armazenamento foi projetada pela designer Sarah Fager para crescer com a criança entre os 3 e os 12 anos de idade

 

Hobbies e interesses: jogue com suas próprias regras

A stress diário, com as atribuições da vida e do trabalho, também faz as pessoas se voltarem para si mesmas. Aqui, chama atenção os pins salvos com o tema “viver no momento”, que tiveram um aumento de 464% na plataforma social.

Milhares de pins estão relacionados a frases motivacionais, mas o objetivo é que você “desconecte-se”. “As pessoas estão procurando maneiras de estar mais presentes todos os dias” e “procurando coisas que a façam esquecer de verificar seus telefones”.

Vai um detox digital? Ou seja, as pessoas estão buscando novos pontos de conexão!

Esta categoria também traz outros pins, como acessórios DIY (aumento de 280% nos pins salvos), reforma de casas compactas (aumento de 933%). O entretenimento doméstico traz ainda buscas sobre projetos de paracord – técnicas simples de amarração de nós, consoles de videogame e tricô gigante. Pesquisas por oficina de garagem, para projetos de bricolagem grandes ou pequenos, também tiveram um aumento de 218% nas buscas.

 

Tendências de 2018: Chama atenção os pins salvos com o tema "viver no momento", que tiveram um aumento de 464% na plataforma social

 

Coloque as tendências de 2018 em prática

O quadro completo de previsões para 2018, em todas as categorias, está disponível aqui. A rede social também criou uma pasta Pinterest 100 completa como inspiração. Ela traz os 100 Pins de cada tendência, para que cada usuário comece a elaborar a sua própria lista do que experimentar.

E você, em quais tendências aposta para 2018?

 

 

  •  
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify GooglePlus Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for GooglePlus Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário para “As principais tendências de 2018, segundo o Pinterest

Matérias Relacionadas

  • Pinterest lista tendências de decoração para 2017

    Tendências

    Pinterest lista tendências de decoração para 2017

    View more
  • O que vem por aí em 2019? Alerta de tendências

    Comportamento - Tendências

    O que vem por aí em 2019? Alerta de tendências

    View more
  • Móveis da área externa, agora, são In & Out

    Tendências - Indústria

    Móveis da área externa, agora, são In & Out

    View more
  • Hospitalidade e bem-estar são tendências nos hotéis

    Comportamento - Arquitetura

    Hospitalidade e bem-estar são tendências nos hotéis

    View more