Arquitetura, Tendências

Uma paleta de nuances terrosas para 2018

Início do texto

O ano de 2018 está se aproximando rapidamente e é hora de falar de cores. Sim, porque esse é o momento em que as equipes criativas das principais empresas de pintura – e não só elas – estão apresentando seus estudos sobre a influência que as cores terão sobre os interiores. É importante lembrar que não se trata apenas de escolher uma cor do ano. A análise é mais profunda. Afinal, cada pessoa carrega consigo suas vivências, referências, gostos e circunstâncias de vida quando olha e interage com uma paleta de cor.

Por isso, é consenso entre os players de mercado, que as escolhas de uma paleta ou cartela de cores vão além, englobando também os diferentes jeitos de a contemplar. Aliás, as cores se tornaram um dos elementos mais poderosos do design. Elas ganharam importância fundamental nos projetos de decoração, móveis e seus efeitos são absorvidos diretamente pelos donos da casa no dia a dia.

Na verdade, as diferentes tonalidades nascem ou ganham projeção com base no refinamento de inúmeras pesquisas. A própria Pantone, uma das autoridades em cores no mundo do design, considera uma série de elementos para fazer suas indicações. Essa análise passa por tendências sociais, econômicas, de design, moda e outras disciplinas. Tudo para capturar o espírito do momento.

 

Fabricantes de tintas Coral, Eucatex, Sherwin-Williams e Suvinil já elegeram suas cores para 2018

 

Paleta de cores – valorização de um estilo de vida

Para a pesquisadora e consultora de cores da Suvinil, Ana Kreutzer, as impressões que a cor provoca estão ligadas à psicologia da nossa mente, ao simbolismo dos nossos ancestrais e à forma e ao tamanho da superfície onde ela é aplicada.

Ainda assim, os profissionais que acompanham o mercado de decoração e moda já devem ter percebido: os tons terrosos estão em alta. Em geral, eles trazem mais conforto para a nossa correria e nos ajudam a reconectar com a natureza.

Ao observarmos como a paleta de cores evoluiu ao longo dos anos, percebemos como as necessidades se alteram. Segundo as fabricantes de tintas, a necessidade de certas cores aumenta ou diminui conforme o consumidor se sente a respeito do mundo ao seu redor. Hoje, é consenso que nossa casa precisa ser um refúgio e um lugar onde podemos nutrir nossos valores e recarregar.

 

A tonalidade alaranjada da cor Terra Roxa, indica a Tintas Suvinil, nos remete à simplicidade e ao calor da terra

 

Uma paleta de cores para 2018

Por aqui, os fabricantes de tintas Coral, Eucatex, Sherwin-Williams e Suvinil já elegeram preferências para 2018. A gama de inspirações naturais é vasta, dos tons calorosos das rochas ao profundo verde florestal.

A Coral escolheu Adorno Rupestre, um cinza rosado quente e suave que exprime conforto e acolhimento. Na visão do grupo, ela faz referência às qualidades táteis da madeira natural e tem um tom rosa suave que captura a essência da “casa acolhedora”. “Tudo o que você necessita está aqui, e em equilíbrio. Não há necessidade de excessos”.

Na sua análise, a empresa cita ainda: “O calor aconchegante da madeira e o conforto tátil do couro aumentam o senso de harmonia. Tecidos de texturas delicadas contrastam sutilmente com a lisura do mármore e do cobre. Móveis usados convivem com peças mais novas de formas geométricas”.

 

 

Eucalipto – Tintas Eucatex

A divisão de tintas da Eucatex apresentou a cor Eucalipto para o ano de 2018. Trata-se de um tom de verde acinzentado, que trafega das referências urbanas às mais rurais. Entre os seus significados estão: aconchego, esperança, liberdade, vitalidade e juventude. “Eucalipto é a representação mais visceral da natureza. No nosso dia a dia vemos essa cor ligada a ideia de ‘siga em frente’ ou ‘vai, liberte-se’!”

A escolha faz parte de uma pesquisa realizada pela Consultoria Tendere, direcionada pelas tendências no Hemisfério Sul, em especial no Brasil. As macrotendências foram organizadas em quatro grupos: Parque dos Sonhos, Desconstrução, Etnia Retrô e Design Futurista. Veja mais detalhes no site cor do ano.

Seguindo a proposta dos tons terrosos, a nuance permite explorar o uso da cor de forma equilibrada, já que proporciona fácil combinação com outras escalas de tons, dos terrosos aos sintéticos. Vale lembrar, a Eucatex também fornece painéis de madeira para o setor moveleiro e de arquitetura.

 

 

Equilíbrio na paleta azul

Melodia do Mar (Oceanside) é a escolha da Tintas Sherwin-Williams para 2018. Segundo a marca, a tonalidade é cheia de personalidade e está no espectro entre o verde e o azul. Com isso, oferece a paz, calma e tranquilidade do azul e o equilíbrio e as propriedades de crescimento do verde. A companhia lembra também que a cor azul evoca uma multiplicidade de associações dependendo da tonalidade, sombra e aplicação.

 

 

Tons terrosos em alta

Para 2018, a Tintas Suvinil escolheu a cor Terra Roxa para chamar de sua. Um tom terroso que exprime o desejo comum de levar a natureza para dentro de casa e de estabelecer conexões mais profundas com a nossa essência.

A tonalidade alaranjada, indica a Suvinil, nos remete diretamente à simplicidade e ao calor da terra, atributos dos quais gostamos de nos aproximar. Além disso, é um convite a cultivarmos relações mais próximas. “Conviver e celebrar as trocas são também formas de ser natural. Terra Roxa manifesta ainda a valorização das relações pessoais, em detrimento das virtuais”.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário para “Uma paleta de nuances terrosas para 2018

Matérias Relacionadas

  • Decoração e cores com o sistema Sayersystem

    Arquitetura - Indústria

    Decoração e cores com o sistema Sayersystem

    View more
  • Atmosfera é tema chave da IMM Cologne, na Alemanha

    Indústria

    Atmosfera é tema chave da IMM Cologne, na Alemanha

    View more
  • Uma nova paleta de cores para 2017

    Comportamento - Tendências

    Uma nova paleta de cores para 2017

    View more
  • Cores em alta para móveis: inspire-se!

    Tendências

    Cores em alta para móveis: inspire-se!

    View more